sábado, 3 de março de 2007

Hecho en Argentina, mas com uma pitada brasileña

Os Astra do campeão Matías Rossi e de Cristian Ledesma: começa a TC2000!

Começa neste fim de semana no outro lado do Rio da Prata o campeonato da TC2000, este sim um certame 100% multimarcas. Chevrolet, Honda, Toyota, Volkswagen, Ford e Chrysler estarão representadas por mais de trinta pilotos ao longo das catorze provas previstas no calendário, que inclui uma visita ao Autódromo de Interlagos em junho e também a quarta edição dos 200 km de Buenos Aires, que têm recebido enorme afluência de ótimos pilotos estrangeiros.

O campeonato começa na pista de Comodoro Rivadávia e termina em 18 de novembro num circuito a ser ainda designado. E com um regulamento muito bem elaborado tanto na parte desportiva quanto na técnica, a TC2000 atrai público numeroso em todas as suas etapas, com direito a torcida organizada - vale lembrar que as "tuercas" fazem tanto ou mais barulho do que os fanáticos por River Plate e Boca Juniors, só que a paixão no caso é pelos carros.

Em 2006, a decisão do campeonato foi sensacional. Matías Rossi, da Chevrolet-Pro Racing, derrotou por um mísero ponto o piloto titular da Honda, Juan Manuel "Pato" Silva. Diante disso, não há dúvidas de que a disputa neste ano deverá ser no mesmo nível - ou ainda melhor.

Os brasileiros, que já acompanham a TC2000 com certo interesse, também já sabem que um velho conhecido deles (e nosso, óbvio) vai correr por lá: Cacá Bueno acertou seu ingresso como piloto oficial Honda, num segundo time onde a programação visual contempla os carros pintados de cinza. E lembro muito bem que, quando foi feito o anúncio oficial da ida do campeão da Stock Car para a TC2000 novamente, ele comentou que teria como parceiro de equipe o piloto Fabián "Patito" Yannantuoni. O problema é que "Patito" assinou com a Edival Racing e seu substituto é o maior vencedor numa única temporada da história da categoria: Henry Martín, que foi campeão em 1997 com treze vitórias. Um osso duríssimo de roer...

Porém, no treino de classificação disputado neste sábado, o campeão da Stock Car cravou a pole position exatamente à frente do vice-campeão "Pato" Silva e de Henry Martín, numa espetacular trifeta da Honda.

Um recomeço e tanto. Ao menos, por enquanto.

2 comentários:

Rodrigo Nunes Yoshihara disse...

Rodrigo, eu ainda me pergunto o que as emissoras de TV a Cabo estão esperando para transmitir esta categoria.

Não pode ser a eterna rivalidade com os argentinos, mas temos que reconhecer que a TC 2000 está além da Stock Brasil, em originalidade.

Anônimo disse...

Não tem comparação as duas categorias.
E é uma grande pena não termos TV ,talvez com o Cacá vencendo as coisas mudem,porque aqui no Brasil é assim ,se não tiver um brazuca na frente ,esquece.

Jonny'O