quinta-feira, 1 de março de 2007

442 anos


Fico sem pensar direito quando - e o que - quero falar do Rio de Janeiro.

É sabido que as coisas não vão bem por aqui, social, econômica, política e moralmente.

Há muito tempo vivemos sob o domíno do medo, com o turismo patinando, eventos importantes dando adeus à cidade, políticos desonestos, população mostrando grande inapetência na hora de votar, crimes e mais crimes.

Desalentador? Sem dúvida!

Mas há sempre um porém (Ai, porém! - como bem interveio o Jorge 'Porém' em Foi um rio que passou em minha vida, do príncipe da MPB Paulinho da Viola).

O Rio de Janeiro, apesar de todos os pesares, continua sendo a minha cidade. E de muitos outros também. E ainda é a Cidade Maravilhosa.

Amo o Rio do Maracanã lotado em dia de Fla-Flu. O Rio das praias lotadas, do pôr-do-sol no Caminho dos Pescadores no Leme. O Rio do chopp gelado nos melhores bares da Zona Sul. O Rio do papo furado com amigos e amigas. O Rio da night com gatas alucinantes, sensualidade, boa música e beijos na boca. O Rio do grande carnaval com Portela, Mangueira, Império Serrano, Salgueiro, Imperatriz, Vila Isabel, União da Ilha. O Rio de Tom Jobim, de Vinícius de Moraes, de Cazuza, de Chico Buarque de Hollanda. Cidade de Tim Maia, Jorge Ben, Luiz Melodia. De lindas mulheres. De lobas charmosas, balzaquianas, "tios sukitas" e também da tribo GLS.

Esse é o meu Rio de Janeiro.

Não é mais o Rio das "dunas do barato", do Pier de Ipanema, da tanga de crochê do Gabeira, do Gordon, do Sunshake, do Zero, da Sorveteria Alex, da rua Montenegro, do Metro Boavista, do Rian, do Cinema América, do Café Palheta na Praça Saenz Peña, da Mesbla do Méier, da Sears em Botafogo, das Casas Pernambucanas, dos "catacornos" da CTC, do Bangu e do América como forças do futebol carioca, do Autódromo de Jacarepaguá antes de ser mutilado, de tantas outras coisas que se foram com o passar dos tempos e a minha memória já conseguiu esquecer.

Mas ainda assim é o Rio que eu amo.

Parabéns, meu Rio de Janeiro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou apaixonado pelo Rio. Que saibamos um dia dar a ele o valor que merece.

Vim aqui por indicação da Luly (Vida real é que é legal). As vezes me arrisco com posts sobre automobilismo (tenho até uma entrevista com o Flavio Gomes).

Abraços!

Anônimo disse...

Esta foto é um verdadeiro cartão postal do Rio de Janeiro. Linda!
Apesar de não ser carioca tenho uma profunda admiração por esta cidade e por alguns moradores dela...em espcial "um" ...rsrsrs.
Ainda não tive o prazer de conhecê-la mas espero que isto acontece em breve... Tenho amigos e amigas maravilhosos que fiz atraves da net.
Beijossss

Zi