domingo, 25 de março de 2007

O brilho de Rossi na terra de Lorenzo


Já deu pra perceber: Valentino Rossi gosta de grandes platéias. Os virtuoses, os artistas, os gênios, querem exposição para os seus "recitais". E o italiano não é exceção.

Neste domingo, ao chegar à 85ª vitória da carreira no GP da Espanha, em Jerez de la Frontera - somando os triunfos das classes 125, 250, 500 e MotoGP - Rossi o fez diante de quase 140 mil torcedores presentes, em maioria esmagadora prontos para torcer para os filhos da terra.

A corrida foi bem diferente da estréia no Catar. Há duas semanas, Rossi teve muito trabalho com Casey Stoner, que venceu. Na Andaluzia, o italiano resolveu a questão em duas curvas. Passou o pole Daniel Pedrosa, fez a volta mais rápida, abriu, dispensou os adversários e foi embora. Venceu com méritos e certa facilidade para liderar sozinho o campeonato com 45 pontos.

Alexandre Barros foi bem, mas seu desempenho não foi o mesmo no fim da corrida. Ele tinha o nono lugar, mas foi ultrapassado por Chris Vermeulen e Shinya Nakano nas últimas voltas, caindo para décimo-primeiro. Espera-se melhor sorte para ele na corrida do dia 22 de abril, em Istambul.

***

A corrida da categoria 250cc foi fantástica! Um sem-fim de ultrapassagens, reultrapassagens, linhas de três, manobras de tirar o fôlego... um grande show do trio Andrea Dovizioso, Álvaro Bautista e Jorge Lorenzo. Este último, com a marra que lhe é peculiar, comemorou fincando uma bandeira onde se lia Lorenzo's Land (Terra de Lorenzo). Que pretensioso...

Ficou claro que Dovizioso, terceiro colocado, foi o melhor piloto do dia. Se a Honda do italiano tivesse um motor com uns 10 HP a mais, facilmente ele bateria os dois espanhóis para chegar na frente.

Na categoria 125, não houve espanhol algum brigando pela vitória, mas a chegada foi emocionante. Lukas Pesek, da Derbi, teve o primeiro triunfo da carreira nas mãos, mas a oportunidade escorreu por pouco mais de 2 centímetros, ou 14 milésimos de segundo - a mesma diferença de tempo entre a chegada de Nigel Mansell x Ayrton Senna no GP da Espanha de F-1 em 1986. Gabor Talmacsi, da Hungria, venceu e é o líder do campeonato.

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente a corrida em Jerez foi bem diferente da primira etapa. Valentino venceu com certa facilidade ( até um "strike" ele fez...). Boa prova do Elias, e a pergunta mais uma vez fica:
Hayden Who???

Anônimo disse...

Desta vez até a Moto GP foi sem sal. Numa pista de média para travada, não tem graça, sou Valentino e dou 10.