domingo, 18 de março de 2007

O passeio do Iceman


Foram uma hora e 25 minutos de um agradável passeio pelo Albert Park, a mais de 200 km/h de média. E Kimi Raikkönen sai na frente na temporada 2007 da Fórmula 1.

Isto me leva a crer duas coisas: 1ª - hoje, nesta altura do campeonato, a Ferrari tem o melhor carro do lote; 2ª - o investimento de Jean Todt e Luca di Montezemolo na contratação do finlandês para substituir Michael Schumacher já rendeu dividendos mais cedo do que se imaginava.

Kimi fez o seu trabalho sem nenhum alarde. Na pré-temporada, deixou os holofotes para Felipe Massa. Sábia decisão: na hora H, que é a que conta, quando os pontos são aferidos para o campeonato, o resultado está aí.

Sei que ainda é cedo para dizer, mas que o Iceman começa com um tremendo handicap para cima do seu companheiro de equipe... ah! Isso começa.

Massa fez uma boa corrida na Austrália. Louve-se seu esforço em terminar nos pontos com um carro hiper pesado depois de sua única parada. E conseguiu salvar três pontos. Já é alguma coisa, mas pra quem prometeu muito no começo do ano... caberá a ele correr atrás do prejuízo numa pista - Malásia - onde só conseguiu resultados medianos.

A McLaren mostrou consistência e Fernando Alonso fez o que pôde para somar oito preciosos pontos. E este Lewis Hamilton, o primeiro negro a guiar um F-1, mostrou o que vale. Andou quase o tempo inteiro na frente do bicampeão e só não chegou em segundo porque foi atrapalhado quando foi para o último reabastecimento. Mas um pódio na estréia é muito lucro, comparado principalmente com Heikki Kovalainen, o trapalhão absoluto da corrida, com uma estréia decepcionante na Renault, entremeada com duas rodadas e diversas saídas de pista.

Heidfeld fez uma corrida sóbria e já coloca a BMW como a terceira equipe mais forte do campeonato, à frente da Renault. A Williams, que beirou o fundo do poço no ano passado, salvou dois pontos mercê uma excelente atuação de Nico Rosberg e terminou na frente da Toyota, que lhe fornece os motores.

No caso da Honda, a matriz ainda deu um pau na filial porque Rubens Barrichello, sabe-se lá como, ainda chegou em 11º mesmo com um carro deficiente em estabilidade na parte dianteira. A Aguri fez um bom 12º com Takuma Sato.

As demais equipes e pilotos não impressionaram, aparecendo mais pelas patuscadas, como a de David Coulthard, que atropelou a Williams de Alex Wurz ou pelas saídas de pista, como as do uruguaio-alemão Adrian Sutil, que até se justificam pela tentativa de buscar seus próprios limites e suprir no braço as deficiências do pior carro do grid.

De resto, haverá um espaço de três semanas até o GP da Malásia, onde sem dúvida haverá muitos testes. Quem começou mal, como Honda e Toyota, ainda tem como se recuperar (ou pelo menos tentar). A Spyker vai meter a Aguri nos tribunais - não resta dúvida disso. E Felipe Massa precisa convencer quem conhece de automobilismo que ele não é apenas um "leão de treino", como foi a impressão que ele passou nesse início de ano.

Hasta la vista, e até a Malásia!

11 comentários:

Gustavo Castro disse...

Grande corrida, e o finlandês voador venceu a corrida, com méritos, botando 8 segundos de diferença pro Alonso, o Hamilton e o Alonso fizeram boas corridas. No geral, foi uma boa prova.

Um abraço Rodrigo, já ta merecendo pelos textos, uma coluna em " O globo".

Anônimo disse...

Foi um realmente um passeio, com Kimi fazendo a volta melhor volta 1,1 segundo mais rápido que Alonso e com uma "tocada limpa", sem forçar o carro, mostrando que a Ferrari esta sobrando.

Confesso que tinha medo do Kimi não terminar a prova, não só pelo famoso "azar" que o acompanha, e sim pelo seu estilo agressivo, andando sempre no limite do carro, aumentando o risco de quebras.

A dupla da McLaren andou o tempo todo no limite e o carro mostrou que é bom e confiável. É bom ver a McLaren andando na frente.

Vale destacar Heidfeld, não podemos esquecer que ele já foi companheiro de Kimi e sempre andavam juntos, se a BMW ajudar, ele vai dar trabalho.

O resto é resto!!!!!

Hoje tem Atlanta, com média de 190MPH.

Guilherme

Anônimo disse...

Rodrigo,
Acho que o Ice Man quase derreteu com aquela errada ao final da corrida e acho que o Felipe, apesar de ser apenas um bom piloto, engolirá o Raikonnem, porque este tb é só um Bom Piloto.

Unknown disse...

Pelo que notei; nada mudou... ...A tão sonhada "Competitividade" só ficou na teoria. O Campeonato ficará entre Raikkonen e Alonso.
Agora a "manobra" do Coulthard em cima do Wurz foi condenável.

Anônimo disse...

Para mim o grande nome da corrida é Lewis Hamilton, fiquei muito surpreso com sua primeira corrida, sua largada foi divina, e segurou a pressão do Alonso numa boa,até perder a posição no ultimo pitstop,ficou preso nos retardatarios.
A vitoria do Kimi foi logica ,e o Massa só a partir de uma corrida normal ,sem quebras é que podemos ter noção sobre sua condição.
Na F1 uma corrida é muito pouco para avaliar qualquer coisa ,tem muita coisa por vir ainda.
Ah!...Os piores foram o Coulthard e o Kovalainen ,sobrando!

Jonny'O

Anônimo disse...

Desculpe, não entendi a ira contra o Felipe Massa: "leao de treino".

O cara não largou entre os 3 primeiros devido a problemas mecânicos, portando nada poderia fazer. A Ferrari ainda inventa de trocar o motor e ele caiu para ultimo no grid.

Seus comentários dão a entender que ele teve alguma coisa haver com isso. Pega leve irmão, vc acha q ele deveria ter chegado em primeiro após ter largado em ultimo? ai sim iria lhe convencer?

Rodrigo Mattar disse...

Ora, o que mais ele fez na pré-temporada foi melhor tempo em teste. Campeão Mundial de Inverno o Prost foi em 1991 e o Senna foi o campeão de fato. O Raikkönen é mais esperto do que muita gente imagina e a nossa vã filosofia nos permite enxergar.
E cá pra nós, é exagero qualificar Massa já como favorito. Favoritos são o finlandês e Alonso. O resto que se vire e mostre do que é capaz.
Tenho dito.

Anônimo disse...

rsrsrsrs, quem qualifica ele de favorito é a imprensa...ele já se eximiu várias vezes dessa condição....ele de fato foi o mais rápido sim na maioria dos testes...ele fez o dele ora bolas.

agora me responda, pois parece que vc não entendeu direito minha colocação...então vc acha que na hora H (treino e corrida asutralia) o Massa amarelou? é isso que acha então? ele largou em ultimo por qual motivo? vc ficou sabendo?

Muita agua vai rolar ainda nessa temporada, mas por favor, quando ele começar a ganhar corridas, não seja um vira-folha ok? vlw!

Rodrigo Mattar disse...

Meu caro Carlos, parece que você não entendeu. Ninguém aqui falou que ele amarelou. Muito pelo contrário. Faltou sorte a ele, o câmbio quebrou e o motor foi trocado, por isso ele largou em último. Mas... quem garante que ele seria o pole position? Eu não tenho o poder para prever nada, nem você, nem ninguém. O mal de parte da imprensa, devo admitir, é fantasiar coisas que estão longe de acontecer. E vamos e venhamos: com Raikkönen e Alonso, o sonho de um título do Massa é muito distante.
Ele pode vencer corridas? Pode. É rápido? É. Mas não exageremos.
E pode ficar sossegado... pois eu saberei reconhecer quando ele merecer elogios. E sem ser "vira-folha", conforme você aludiu.

Anônimo disse...

Rodrigo,

O GP da Malásia poderia dar lugar a outro, pois o Autódromo, embora moderno é chato e as corridas também, além do que são de madrugada.

Anônimo disse...

Uns vêem o copo meio cheio, outros vêem meio vazio ! hehehe

Bem, da minha parte ainda acho cedo para dar veredicto, Massa parece que melhorou sua pilotagem e em vista dos problemas ocorridos não se pode ter uma avaliação melhor, mas vamos ver daqui a umas 3 provas teremos uma visão mais acurada do que pode se desenrolar durante o campeonato, afinal, ali naquele bolo da frente não tem nenhum bobo.

abs

Filipe W