domingo, 11 de março de 2007

O último que sair...

... que apague a luz.

É grave a crise na ChampCar, mais do que se imaginava.

A categoria americana mal deve conseguir reunir o mesmo número de carros do ano passado. E olha que em 2006 todo mundo corria com os mastodônticos Lola de 2000, apenas com alterações estéticas que foram implementadas nos monopostos há quatro anos atrás.

Pensava-se que com a adoção do chassis Panoz DP01 a categoria daria um salto técnico e de qualidade no que diz respeito à formação de equipes. Quanto à eficiência do carro, já foi mais do que comprovada, haja visto os tempos obtidos nos treinos da pré-temporada.

Mas as equipes... estas sofrem com a falta de investimento de possíveis patrocinadores e por conseguinte se ressentem da falta de material humano, ou seja: pilotos.

A menos de um mês do início do campeonato, que começa em 8 de abril no circuito de Las Vegas, soube-se que as escuderias RuSPORT e Rocketsports, que correriam com um carro só, trabalharão em conjunto.

Não é só isso: a Forsythe em nenhum momento sinalizou que vá alinhar dois carros em 2007. A Conquest Racing foi salva de não disputar o campeonato graças a uma "ajudinha" financeira de Kevin Kalkhoven, um dos donos do show. A Minardi também não se decide sobre quantos carros vai alinhar e aí se desenvolve o impasse.

E enquanto pilotos do naipe de Simon Pagenaud e Tristan Gommendy estão com seus assentos confirmados, pilotos com boas performances na categoria como Oriol Serviá e Nelson Philippe estão por enquanto desempregados. E como a situação não parece melhorar a curto prazo, muitos dos que correram ano passado tendem a ficar a pé.

O português Tiago Monteiro, tesourado por Dietrich Mateschitz na Toro Rosso e que foi para o WTCC, foi sintomático ao definir a atual situação da categoria pela qual já passou em 2003.

"É triste. É triste isso. Eles deviam se fundir logo com a IRL."

De repente, é o caminho. Mas a cabeça-dura (ou seria de vento?) de TG primeiro e único jamais pensa em reunificação. A não ser que seja nas condições dele, como ele deseja.

Os americanos não suportam, a bem da verdade, automobilismo com carros de rodas descobertas. Eles são loucos pela NASCAR, pelos Midgets e até pelos GTs e Protótipos da Grand-Am e da American Le Mans Series. O único evento que eles fazem questão de assistir é as 500 Milhas de Indianápolis. O resto? Forget it...

Vamos comparar rapidinho o panorama das equipes e pilotos para ChampCar e IRL?

ChampCar (nove equipes / 15 carros)

Newman-Haas-Lanigan - Sebastién Bourdais e Graham Rahal
Forsythe - Paul Tracy
Conquest - Matt Halliday
PKV-Red Bull - Neel Jani e Tristan Gommendy
RuSPORT / Rocketsports - Justin Wilson e Alex Tagliani
Pacific Coast Motorsports - Ryan Dalziel e Alex Figge
Minardi Team USA - Robert Doornbos
Dale Coyne Racing - Katherine Legge e Bruno Junqueira (ou Andrew Ranger)
Team Australia - Will Power e Simon Pagenaud

IRL (nove equipes / 19 carros)

Team Penske - Hélio Castroneves e Sam Hornish Jr.
Panther - Vítor Meira e Kosuke Matsuura
Andretti-Green - Tony Kanaan, Marco Andretti, Danica Patrick e Dario Franchitti
Rahal-Letterman - Scott Sharp e Jeff Simmons
Ganassi - Scott Dixon e Dan Wheldon
Dreyer & Reinbold - Buddy Rice e Sarah Fisher
Foyt - Darren Manning
Vision - Ed Carpenter, Tomas Scheckter e AJ Foyt IV (xiii...)
Roth Racing - Marty Roth (xiii...)

5 comentários:

Anônimo disse...

O negocio foi pro brejo!
Agora é tarde, é incrivél o que a fome pelo poder faz.
Não vejo nada parecido na historia do automobilismo mundial como o que aconteceu com a Cart,o patamar onde chegaram foi absurdo,o mundo inteiro curtia a categoria, muitas foram as corridas inesqueciveis, varias marcas de chassis,motores ,uma variedade inigualavel de circuitos, enfim chegaram quase a rachar o mundo em cima da F1.
Quando vi o novo carro da categoria ,escrevi aqui mesmo que não acreditava em uma reviravolta da categoria,não é este o caminho.

Jonny'O

Anônimo disse...

è uma pena, pois o carro da Panoz é bem legal e os da Indy parecem feitos no fundo de um quintal. Eu particularmente acho que num futuro não muito longínquo, as categorias de Fórmula vão diminuindo até acabar, inclusive a F1. Se pararmos para pensar, o que é um Fórmula? a cada dia fica mais distante da normalidade, do senso comum.

Anônimo disse...

Lembrando que a IRL só tem esses 19 carros por conta que a Honda banca algumas equipes e o TG têm uma equipe própria com 3 carros. A Honda já deu o ultimato: se em 2008 não tiver uma nova montadora na IRL ele estão fora. Essa está morrendo na UTI.

Já a Champ Car é rezar. Não tem mais nada a fazer.

Wallace Michel

Anônimo disse...

Pois é... parece que os fórmulas (a não ser os f1) rumam a virar coisa de países subdesenvolvidos (que venham pra América do Sul!).

Será que haverá um dia em que a imagem dos fórmulas será ridicularizada por comentários do tipo " que carro bizarro é este?!"? Não, né; a cultura norte-americana é limitada, e essa frescura de curtirem só os carangos com rodas não expostas é porque la os carros de rua podem ser 'pisados fundo'.

Mas não, os espetáculos não podem parar! O circo não pode ser só um, e a rivalidade entre as categorias não pode existir. São tantas estrelas, aquele prazer em todo início de temporada em ler aqueles nomes que me levam a pensar "este piloto ainda ta la!", muito dez, isto me faz me sentir eternamente jovem, e acreditar que temos muito tempo pra reviravoltas na vida, assim como a Minardi tem tempo de escolher quantos carros vai alinhar na champcar. Mas na pista o tempo deve ser curto...

Anônimo disse...

os carros esporte e nascar se parecem mais com carros de rua do que os monopostos ou formula, como queiram.
a fome de dinheiro de ambos( toni george e os diretores da cart) acabou por matar a galinha dos ovos de ouro. a divisao so enfraqueceu ambas as categorias.
interessante notar que estavam desbancando a F1, mas a fome de dinheiro( imediato no bolso) falou mais alto do que o bom senso para crescer mais. ate lembram o pessoal do centauro com as mil milhas.