quinta-feira, 29 de março de 2007

Tranqueira II

É pra rir, ou pra chorar?

Jonny'O Quest, o incansável colaborador deste e de outros blogs, garimpou mais façanhas do pessoal que fez o Dywa, a tranqueira de outro post mais abaixo.



A reprodução de uma revista italiana mostra fotos do projeto de um Fórmula 1, bem semelhante ao modelo da Tyrrell de 1983 / 1984 (pelo menos na estética, jamais na tradição e no desempenho, diga-se). O desenho é de Dydo Monguzzi e o carro tinha, de saída, 35 quilos acima do peso mínimo exigido pelo regulamento da época.

Mas se faltava competitividade, sobrava criatividade para produzir mais tranqueiras.


Nas duas fotos daí acima, na seqüência, outros produtos da Dywa. O primeiro é um Fórmula 3000, que ganhou não sei por que a alcunha de Monte Carlo 001. Esta trapizonga apareceu pela única vez numa prova da categoria em 8 de junho de 1986, na etapa de San Marino, com Fulvio Ballabio (cruzes!) ao volante. Como efeito, entre 34 inscritos, foi o mais lento e o piloto não se classificou.

O segundo é um Fórmula Júnior, categoria que até hoje existe como esteio de jovens pilotos na Itália, cujo campeonato era administrado pela escola de pilotagem de Heny Morrogh, onde formou-se o americano Eddie Cheever.

2 comentários:

Mestre Joca disse...

E eu me pergunto onde o Garimpador-Mor Jonni'O vai desenterrar essas raridades.Vez por outra ele me aparece com cada coisa!!

Maximo disse...

Rir é o melhor remédio...