quarta-feira, 2 de abril de 2008

2010: o ano em que faremos contato

O ano de 2010 marca a volta dos protótipos de Endurance ao formato dos anos 80, de carroceria fechada, praticamente sepultando os barquettes que ainda perduram por regulamento. Daqui a dois anos, todos os construtores - pelo menos na LMP1 - terão que obrigatoriamente construir carros do tipo coupé.

Isto posto, o amigo Fernando, que já participou ativamente na comunidade 24 Horas de Le Mans do Orkut, da qual sou dono, me disse em bate-papo via Messenger que há um estudo para o novo protótipo da Audi, que seria batizado de R15 TDi, mantendo claro a mecânica turbodiesel.

E se for verdade que o novo carro da marca de Ingolstadt aparecer com esse vizoo na Le Mans Series, na American Le Mans Series e nas 24 Horas de Le Mans, pior para a concorrência...


6 comentários:

Anônimo disse...

Lembrando que a Audi em sua primeira participação em Le Mans em 1999 já teve um coupé, mas acabou abandonando este projeto a favor do LMP1, lembra?

Al Unser Jr. disse...

COMO ASSIM????? O regulamento obriga a fazer aqueles "quase formulas" horríveis e agora vai obrigar a fazer os "estilo coupe"? Outra mais, e se alguém da GRAND-AM resolve competir nas 24 Horas de Le Mans, pode?

Sds,
Alexandre.

Rodrigo Mattar disse...

Mario, excelente lembrança. E tem mais: aquele Audi R8C, alinhado sob a bandeira da "Audi Sport UK", deve ter servido de plataforma para o Bentley EXP Speed 8, que tinha em 2002 e 2003... motor Audi.

Rodrigo Mattar disse...

Alexandre, os Grand-Am não poderão correr em Le Mans porque não atendem às especificações do regulamento ACO. Embora usem motores derivados de blocos de série, os carros estadunidenses têm chassis tubulares, afora outras padronizações para tentar nivelar as coisas.

Speeder76 disse...

Se é isto que vamos ver em 2010... que venha! É uma maquina muito bonita.

Caíque Pereira disse...

Sou mais o Peugeot, que entrou ano passado, fez a Pole e só não venceu porque teve problemas. A AUDI levou dois anos para vencer a Peugeot só vai levar 1 ano.