terça-feira, 8 de abril de 2008

A suspensão da discórdia

A Renault não tem um bom começo de temporada na Fórmula 1. Isso é fato. Também se justifica a performance mediana de Fernando Alonso e Nelson Ângelo Piquet dada a impossibilidade da equipe não poder desenvolver o carro estando longe de sua base, em Enstone. Afinal de contas, foram três corridas em três regiões diferentes do planeta: Oceania, Ásia e Oriente Médio.

Apostando numa possível evolução do R28, a Renault promete empregar no carro a partir do GP da Espanha uma nova suspensão dianteira com um amortecedor inercial.

O problema é que o equipamento foi desenvolvido por um engenheiro com passagem pela McLaren. E como a equipe britânica está na berlinda em razão da escandalosa troca de informações entre Nigel Stepney e Mike Coughlan no ano passado, tudo o que vem de Woking é suspeito. Não se sabe a princípio de que, mas suspeito.

A Renault espera pelo OK da FIA para introduzir a evolução em seu carro. É uma tentativa válida de não ter mais nenhum tipo de querela com a entidade, uma vez que há dois anos a suspensão com amortecedores de massa, que eram apontados como o grande trunfo do carro de 2006, foi proibida no meio do campeonato. Fernando Alonso penou para manter-se na ponta da tabela, chegou a ter o título seriamente ameaçado por Michael Schumacher, mas levou a taça na última prova do ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI Rodrigo,

será que esse aval da FIA quer dizer alguma coisa ?

afinal pelo que sei o amortecedor de massa que a renault usava, já tinha sido aprovado pela entidade, sendo depois "desaprovado" sem mais nem menos com aquela desculpa de que era uma peça aerodinâmica móvel.

abs

Filipe W