domingo, 6 de abril de 2008

Barcelona 1000 km: Peugeot na cabeça!


Sete provas na Le Mans Series, sete vitórias. A Peugeot continua dando as cartas no certame europeu de Endurance que teve nesse fim de semana a estréia da Audi. Os 1000 km de Barcelona foram movimentados da primeira à última volta e as primeiras horas da corrida foram simplesmente sensacionais.

Nicolas Minassian e o piloto local Marc Gené não tiveram problemas ao longo das 215 voltas e depois de 5h59min30s812, receberam a bandeirada da vitória, com uma volta de vantagem sobre o Audi R10 TDi de Mike Rockenfeller / Alexandre Prémat. A terceira colocação, numa corrida sensacional de estréia, foi do Lola Aston Martin B08/60 Coupé tripulado por Jan Charouz e Stefan Mücke, mostrando que os tchecos realmente vieram pra ficar na Endurance e sobretudo mostrando sua força como o melhor conjunto entre os carros movidos a gasolina.

A Pescarolo conseguiu, dentro das circunstâncias, um bom quarto lugar, cinco voltas atrás do vencedor, com o carro guiado por Jules Boullion / Manu Collard, enquanto o segundo Audi, nocauteado por uma pane elétrica com cerca de 1h30 de prova, ainda se recuperou para chegar em quinto na classificação geral.

Na classe LMP2, a Porsche brilhou e triunfou com o RS Spyder da Van Merksteijn Motorsport, pilotado por Jos "The Boss" Verstappen e Peter Van Merksteijn. A grande surpresa do dia foi a ótima performance do Lola da Speedy-Sebah, que chegou em oitavo no geral e segundo na categoria. O pódio da classe foi completado por outro Porsche: o do Team Essex, com John Nielsen / Casper Elgaard. Thomas Erdos e Mike Newton chegaram em quarto lugar na classe e 11o. na classificação geral, a 14 voltas do vencedor.

A Luc Alphand Aventures, cujo Corvette #72 não participou do warm up em razão da quebra de uma peça, conseguiu alinhar o carro e venceu na classe LMGT1, com Alphand / Goueslard / Moreau terminando duas voltas à frente do Saleen da Larbre. O Lambo da IPB Spartak conseguiu um honroso terceiro posto na divisão.

Por fim, na divisão LMGT2, triunfo da Ferrari da Virgo, com Rob Bell e Gianmaria Bruni chegando em 21o. na geral e deixando a 1min09s469 o Porsche 997 GT3 RSR da Felbermayr-Proton, com Alex Davison e Marc Lieb ao volante. Duas voltas atrás deles, chegou o carro da IMSA Performance Matmut, com Richard Lietz / Raymond Narac.

A categoria volta a se reunir dia 27 de abril para os 1000 km de Monza.

Resultado final por categorias:

LMP1

1. Nicolas Minassian / Marc Gené
Peugeot 908 HDi FAP
215 voltas em 5h59min30s812, média de 167,030 km/h

2. Alexandre Prémat / Mike Rockenfeller
Audi R10 TDi
214 voltas em 6h00min37s875

3. Jan Charouz / Stefan Mücke
Lola Aston Martin B08/60 Coupé
212 voltas em 6h00min37s687

4. Jules Boullion / Manu Collard
Pescarolo Judd P01
210 voltas em 5h59min32s843

5. Allan McNish / Dindo Capello
Audi R10 TDi
209 voltas em 6h00min22s562

6. Christophe Tinseau / Harold Primat
Pescarolo Judd P01
208 voltas em 6h00min49s875 - 7o. na geral

7. Vanina Ickx / João Barbosa / Martin Short
Pescarolo Judd P01
204 voltas em 6h00min22s000 - 10o. na geral

8. Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy
Peugeot 908 HDi FAP
200 voltas em 6h00min58s875 - 12o. na geral

LMP2

1. Jos Verstappen / Peter Van Merskteijn
Porsche RS Spyder
208 voltas em 6h00min29s156 - 6o. na geral

2. Xavier Pompidou / Andrea Belicchi / Steve Zacchia
Lola Judd B08/80 Coupé
207 voltas em 6h00min05s031 - 8o. na geral

3. Casper Elgaard / John Nielsen
Porsche RS Spyder
204 voltas em 5h59min40s596 - 9o. na geral

4. Thomas Erdos / Mike Newton
MG Lola AER EX265
200 voltas em 6h00min14s875 - 11o. na geral

5. Pierre Ragues / Matthieu Lahaye
Pescarolo Judd LMP2
199 voltas em 6h00min28s062 - 13o. na geral

6. Didier Theys / Jan Lammers / Fredy Lienhard
Porsche RS Spyder
198 voltas em 6h00min25s125 - 14o. na geral

7. Jan-Dirk Lüders / Marc Rostan / Jens Petersen
Radical SR9 AER
194 voltas em 6h00min15s406 - 15o. na geral

8. Karim Ojjeh / Claude-Yves Gosselin / Julien Schroyen
Zytek 07S/2
193 voltas em 6h00min49s250 - 17o. na geral

LMGT1

1. Luc Alphand / Patrice Goueslard / Guillaume Moreau
Chevrolet Corvette C6-R
194 voltas em 6h00min43s000 - 16o. na geral

2. Fréderic Makowiecki / Christophe Bouchut / Patrick Bornhauser
Saleen S7-R
192 voltas em 6h01min21s081 - 18o. na geral

3. Roman Rusinov / Peter Kox
Lamborghini Murciélago GT-R
190 voltas em 5h59min50s281 - 19o. na geral

LMGT2

1. Rob Bell / Gianmaria Bruni
Ferrari F430
189 voltas em 5h59min31s843 - 21o. na geral

2. Alex Davison / Marc Lieb
Porsche 997 GT3 RSR
189 voltas em 6h00min41s312 - 22o. na geral

3. Raymond Narac / Richard Lietz
Porsche 997 GT3 RSR
187 voltas em 6h00min51s781 - 23o. na geral

4. Pierre Ehret / Pierre Kaffer / Anthony Beltoise
Ferrari F430
186 voltas em 6h00min48s406 - 24o. na geral

5. Ralf Kelleners / Peter Dumbreck / Aleksej Vasiliev
Spyker C8 Laviolette GT2
184 voltas em 6h00min12s687 - 25o. na geral

6. Ben Aucott / Stéphane Daoudi
Ferrari F430
183 voltas em 5h59min50s000 - 26o. na geral

7. Richard Balandras / Michel Lecourt / Jean-Philippe Belloc
Porsche 997 GT3 RSR
182 voltas em 5h59min48s062 - 27o. na geral

8. Paul Daniels / Markus Palltala / Mikael Forsten
Porsche 997 GT3 RSR
182 voltas em 6h00min35s187 - 28o. na geral

3 comentários:

egidioa manoel disse...

obrigado pelas reportagens aqui e no orkut.
minhas impressoes da corrida sao que tive lendo, uma vez que não foi possivel aocmpanhar a mesma.
LMP1- peugeot e audi estão no mesmo nivel, não deve ter este ano em le mans a mesma diferença que vimos ano passado. lola astom alem de ser muito bonito tem todas as condições para se tornar a força numero 3 na categoria, deixando a pescarolo para tras.
LMP2- torço muito pelo tomas erdos, mas a RML nesta corrida ficou para tras. pode ser que nas proximas melhore, mas a força ai são os porsches e a lola coupe dessa categoria.

Anônimo disse...

que prova mattar... se vc quiser ver live, fale comigo da proxima vez... mas, eh lindo ver os lmp1 coupes passando na reta de barcelona, re-vi a prova agora a tarde de novo em replay... wow ainda estou de boca-aberta...

sem comentarios...

na lmp1 deu a logica: pug e se nao fosse pug seria audi...destaque para o lola/aston v12 unico nao-diesel entre os 1º, sensacional...

na lmp2, ha mais equilibrio entre os carros, entao briga de cahorro grande, com destaque para o porsche spyder da Van Merksteijn Motorsport, apesar do jos verstapen fazer de tudo para atrapalhar qdo ele passou o safety-car...

na lmgt1 decepção para o dbr9 da modena, fez tudo certo nos treinos e na hora deu problema, e o corvette da laa veio pra ponta, seguido pelo saleen

na lmgt2, a f-430 da virgo confirmou o bom treino e levou...

e pensar que fizemos de tudo para mandar esta serie embora do brasil... :(

bom o jeito eh ver pela telinha agora!!!

sergio carvalho (nasdriv87)

Anônimo disse...

Será q esse ano a ESPN vai transmitir os compactos???

pra ser sincero eu prefiria quando passava no sportv pq as entrevistas eram legendadas e se seguia o roteiro original, na ESPN fazem uma transmissão paralela nada boa, na minha opinião.