terça-feira, 8 de abril de 2008

Clip da semana - "Sinal Fechado"

Todo mundo sabe que o auge dos Festivais de MPB aconteceu nos anos 60. E tão rápido quanto o formato explodiu em revelações e grandes compositores, houve o natural desgaste de uma fórmula que passou a não dar certo em razão da intolerância da censura e do público, que entrava nos teatros para vaiar quem visse pela frente.

Por isso mesmo, em 1969 a Record fez seu último festival, com direito a "debatedores" - o que tornou as eliminatórias ainda mais monótonas e incompreensíveis.

Menos mal que a música vencedora foi um achado: "Sinal Fechado", composta por Paulinho da Viola e que contou com excepcional arranjo do maestro Lindolpho Gaya na sua execução no palco. A platéia, não mais engajada como outrora, não gostou da decisão, clamando por "Gostei de ver", um bom samba de Eduardo Gudin interpretado por Márcia (esposa do narrador Sílvio Luiz) e pelos Originais do Samba - mas incapaz de ser melhor que a canção de Paulinho da Viola.

Quem fez justiça ao compositor carioca, como pode ser visto no vídeo, foram os demais compositores e intérpretes. Nonato Buzar, Agnaldo Rayol, Vanusa, Clara Nunes... todos festejam Paulinho e o carregam em júbilo ao fim da música.

Um final sem dúvida emblemático para a "Era dos Festivais" da TV Record de Paulinho Machado de Carvalho.

Nenhum comentário: