terça-feira, 15 de abril de 2008

Renata Fronzi

Abro o site Terra e me deparo com a notícia do falecimento da atriz Renata Fronzi, aos 83 anos, de falência múltipla de órgãos em razão de diabetes, num hospital do Rio de Janeiro.

Ela nasceu na Argentina, filha de pais italianos, mas rapidamente chegou ao Brasil, precisamente em Santos, no litoral de São Paulo. Nos anos 40, foi vedete de teatro de revista e de rebolado, trabalhando na Companhia de Eva Todor e também com Walter Pinto. Há quem diga que naquela época, Renata era uma das mulheres mais bonitas do país. Não à toa, foi incluída na lendária lista das "Certinhas do Lalau", de Sérgio Porto.

No fim dos anos 40, ela casou com César Ladeira, conhecido locutor da Era de Ouro do Rádio, na Nacional. Um dos filhos do casal é Renato Ladeira, que foi produtor de trilhas sonoras de novelas e vocalista da banda Herva Doce - aquela mesma de "Amante Profissional".

Seu último trabalho como atriz foi em "Coisas de Mulher" (2005), filme de Eliana Fonseca. Antes, ela trabalhara em "Copacabana" (2001), de Carla Camurati. Na televisão, a aparição derradeira de Renata Fronzi foi num episódio de Você Decide, há oito anos. Recentemente, a Bandeirantes passava em reprise o humorístico Bronco, onde ela vivia a personagem Helena, irmã do trambiqueiro Carlo Bronco Dinossauro, do hilário e saudoso Ronald Golias.

Nos anos 70 e 80 ela fez dezenas de novelas pela Globo, mas jamais conseguiu se dissociar do estrondoso sucesso de sua... Helena (quanta coincidência!) do seriado Família Trapo, da Record, onde dividia o palco com Ronald Golias, Jô Soares, Otelo Zeloni e outros.

Nenhum comentário: