terça-feira, 27 de novembro de 2007

Governar é...

Lá vou eu mexer em vespeiro, mas e daí?

O Brasil atinge pela primeira vez em dezessete anos o ranqueamento da ONU para um país ser considerado de "alto desenvolvimento humano". Isto significa que o Brasil passou a ter o IDH igual ou superior a 0,800 - situando-se portanto na septuagésima posição neste levantamento.

Nesse período, houve quatro presidentes diferentes - Collor, o que não completou seu mandato, Itamar Franco, FHC - que ficou oito anos no poder, e agora Lula, que caminha para os mesmos oito anos, mas com uma ressalva, dita pelo próprio presidente em entrevista dada ao Jornal da Record, nesta terça-feira.

"Obviamente que se comparar a formação intelectual do Fernando Henrique Cardoso, ele é muito mais estudado do que eu. É verdade que ele teve mais anos de escolaridade. Mas é verdade que eu sei governar melhor do que ele", afirmou.

"Quando eu terminar o meu governo em 2010, 190 milhões de brasileiros e quem mais quiser vão fazer uma investigação sobre o que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez na educação durante oito anos e o que eu fiz na educação", disse Lula.

FH, que como todos sabem, é sociólogo com mestrado, doutorado, PhD e o escambau, desanda a falar - demais - sobre o governo do PT e quando recebe respostas como estas, vem a público fazer beicinho. E como presidente, todos sabemos que seu governo foi pífio. Oito anos marcados por omissões, recessão, e uma série de escândalos que nunca vieram à tona porque ele e seus aliados fizeram grandes manobras nos bastidores para que nenhuma CPI resvalasse em "Viajando" Henrique Cardoso - como era comumente sacaneado pela turma do Casseta & Planeta.

Hoje mesmo, revendo alguns tópicos na época da eleição, lembro do candidato de oposição, o histriônico Geraldo Alckmin, prometendo vender o Aerolula pra fazer... hospitais? Seria isso mesmo?

Bem, eu não me lembro... mas... e do Alckmin, alguém se lembra? É que nem o ex-presidente... é um fantasma que insiste em querer assombrar a vida alheia, mas é tão sem graça que nem merecia ser comparado ao Gasparzinho, por exemplo.

Lula tem que lidar com heranças malignas e paga um preço muito caro por isso. É bem verdade que o Brasil ainda é dividido em duas metades enormemente separadas por um abismo social e econômico. Nós temos o "Brasil-Bélgica" e também em contraponto o "Brasil-Índia". Diminuir esse tremendo fosso é obrigação de qualquer governo e o presidente tem feito bem a sua parte.

Até porque, como a gente bem sabe, não foi ele quem chamou aposentado de "vagabundo" - mais uma prova de que o antecessor de Lula fala muita besteira quando quer. FH faz parte exatamente do "Brasil-Bélgica", aquele que desde o mundo é mundo está bem-resolvido. E é essa turma que torce o nariz pro povo que vem mais abaixo, e que não deixa nunca o Brasil crescer dentro de si mesmo.

Mas presidente, fique tranqüilo. Que você sabe governar melhor que o seu antecessor, isto qualquer brasileiro consciente sabe. E muito bem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mais um belo post de sua autoria, Rodrigo, nada a acrescentar nele, muito sensato, claro e direto. Valeu !

Anônimo disse...

Pode até governar,minha opinião é diferente da dele,mas que não estudou porque era pobre é mentira.Era pobre quando criança,mas desde o final dos anos 1970 está por conta do sindicato e depois do partido,e o que não lhe faltou foi tempo e dinheiro para estudar,ou fazer pelo menos algum cursinho qualquer.
Cleber

Carlos Garcia disse...

O problema é que existem poucas pessoas conscientes nesse nosso país...

Enquanto deveríamos nos ater a fatos mais importantes, as pessoas induzidas pelo (como disse o Panda) PIG aceitam que seja mais importante avaliá-lo pela execução de suas concordâncias verbais.

Contra fatos não há argumentos, contra indução também não... pois escondem-se os fatos!!!

Anônimo disse...

I agree with this post

Alexandre Carvalho disse...

Lula não estudou porque não quis. Muito antes de se tornar presidente, há anos mamava nas tetas do PT, ganhando um salário muito bom para quem nunca estudou e há um bom tempo não trabalhava. E hoje todo mundo sabe o quanto ele despreza a educação, a começar pela falta de gosto pela leitura.

E ambos, FHC e Lula, não sabem governar. Ponto. Só não vê quem não quer. Agora, tente discutir sobre isso com os fanáticos admiradores de Lula e do PT...

Anônimo disse...

Sinto que ainda veremos muitos escândalos de corrupção nos próximos anos.
Discordo que o governo de Fernando Henrique foi pífio. Houve erros, assim como Lula também está cometendo muitos, mas houve avanços em diversas áreas.
Digo que veremos muitos escândalos pela frente por culpa de todo o meio político atual. Infelizmente, qualquer pessoa que entrar para governar, por mais que seja competente e bem-intencionada, será limitada por vícios da política brasileira. Vícios estes com os quais a população é conivente.
Mas estamos progredindo, ética está começando a se tornar uma condição fundamental da política brasileira.