segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Le Mans 2008 já começou

A 76ª edição das 24 Horas de Le Mans começa quase seis meses antes de sua realização oficial, que é sempre em junho. Ontem, o Automóvel Clube do Oeste anunciou a lista das equipes pré-selecionadas para a prova do ano que vem, nas quatro diferentes categorias - LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2.

Salvo nenhuma surpresa, as quatro escuderias invitadas na LMP1 devem aceitar o chamado. São elas: Audi Sport North America, Team Peugeot Total (com dois carros cada), Pescarolo Sport e AutoCon Motorsports.

Na LMP2, o buraco é mais embaixo. A Penske, que alinhou dois Porsches na ALMS, ganhou as vagas relativas à divisão - mas como neste ano, dificilmente irão. A RML está em negociações para comprar o Lola de Jan Charouz e pode disputar a prova na LMP1. Portanto, sobrariam apenas a Binnie Motorsports, a Barazi-Epsilon (campeã e vice em Le Mans, respectivamente) e a Quifel ASM Team, abrindo mais vagas para outros pré-selecionados em abril.

A LMGT1 outorgou sete vagas, mas ao que tudo indica, quatro delas só serão confirmadas: as duas da Corvette Racing, a da Aston Martin e a da Luc Alphand Aventures. A Oreca já está comprometida com a Courage Competition no desenvolvimento de um protótipo LMP1 e já pôs seus dois Saleens à venda. E as equipes Vitaphone e Playteam, que ganharam a vaga por seu desempenho no FIA GT, não devem participar porque o Maserati MC12 é considerado um modelo fora do regulamento proposto pelo ACO para Le Mans.

Na classe LMGT2, as oito vagas possivelmente serão preenchidas em sua totalidade. São duas para a Risi Competizione e as demais, distribuídas entre IMSA Performance Matmut, Felbermayr-Proton, Virgo, Flying Lizard, AF Corse e BMS Scuderia Italia. Quatro Porsches e quatro Ferraris - equilíbrio que deverá marcar a disputa entre os cavalinhos de Sttutgart e Maranello no ano que vem.

3 comentários:

SALOMA disse...

Mattar, a Pescarolo Sport não iria alinhar, tambem dois carros na LMP2 em 2008? E os contatos com a Renault para fornecer motorização na LMP1 não estariam certas, ou pelo menos adiantadas?
LS

Rodrigo Mattar disse...

Companheiro Saloma, quando o ACO divulgar os 55 inscritos para 2008 é bem possível que tenhamos não só o segundo carro da Pescarolo Sport na LMP1 como também os dois que ele alinhará com Jacques Nicolet na classe LMP2. A lista que a entidade que organiza a prova divulgou nesse fim de semana contempla só as equipes que já por direito conquistaram as suas vagas para as 24 Horas de Le Mans.
Sobre os motores, pode ser que tenhamos surpresas. A Renault tem companhia nessas negociações.
Abraço!

Anônimo disse...

Saloma e Mattar,

vcs sabem se existe algum indício de qual seria a configuração do motor que o Pesca usaria ? V8 biturbo ? v10 turbodiesel ?

abs

Filipe W