sábado, 17 de novembro de 2007

Anjo misterioso

Há muito tempo atrás (a memória já me falha...) comprei por uma quantia bem gordinha o disco "Goodbye Cream" - o último de estúdio do maior power-trio do blues e do rock and roll. Não era compact disc não. Era vinil, mesmo, adquirido no meio da rua, na Treze de Maio, de um cabeludão chamado Reinaldo, que depois me gravaria em cassete dois discos do Hendrix, o "Wheels of Fire" do Cream e uma coletânea dos Byrds.

Pois bem... em que pese a capa viada, com Jack Bruce, Ginger Baker e Eric Clapton vestidos de casaca e cartola, empunhando bengalas e sutilmente "engatadinhos", no que provavelmente pode ser uma montagem - já que o clima entre eles estava longe de ser o melhor - o disco trazia uma esmerada produção visual com direito a lápides e um R. I. P. (rest in peace, que em português quer dizer descanse em paz) num encarte.

Na contracapa, a ficha técnica, com a lista das músicas e seus respectivos autores. E de saída, uma faixa me chamou a atenção: era "Badge", que Eric Clapton dividia em co-autoria com George Harrison. Mas não por isso, e sim porque aparecia como guitarrista um certo L'Angelo Mysterioso.

Pois bem: este foi o pseudônimo que o próprio George Harrison sugeriu ao seu grande amigo EC para que ele pudesse aparecer incógnito no disco do Cream, pois ele ainda era dos Beatles e não podia expor seu nome participando do trabalho de outro grupo.

Um ano antes, quando os Fab Four lançaram o álbum branco, Clapton participou de uma faixa - mas não foi creditado. Era "While My Guitar Gently Weeps", música de George em que John e Paul não se opuseram à participação do guitarrista do Cream. Essa oportunidade onde os dois trocaram figurinhas foi o início de uma amizade que acabou abalada pela paixão de Clapton por Patti Boyd, a esposa de George Harrison.

Com vocês, o Cream tocando "Badge", na música da semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Cream, gosto desse Reunion mais recente deles, gravado em Maio de 2005

Quanto ao player de musica, afora este que voce coloca aqui, Rodrigo, exitem mais 2 bons, GoEar (www.goear.com) e esnips (www.esnips.com)

Valeu !