quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Container

Muitas vezes já expressei minha admiração a figuras da MPB como Mutantes, Chico Buarque, Elis Regina, Raul Seixas, Rita Lee, Sérgio Sampaio, Erasmo Carlos, Tim Maia e outros mais. E também meu pouco - ou quase nenhum - apreço a gente do naipe de Marisa Monte e Caetano Veloso, por exemplo.

"Gosto não se discute", eu sei. "Lamenta-se", responderão os que defendem os artistas que acho dispensáveis e/ou pretensiosos em seu trabalho. E porque não dizer, chatos!

Deste modo, listo seis nomes da música nacional que realmente eu reputo como tremendas malas-sem-alça!

Oswaldo Montenegro, talvez a pior herança da cena musical de Brasília, chato até o osso, autor das canções "Agonia", "Bandolins", "Condor", "Lua e Flor" e outras que só de ouvir me dão asco;

Los Hermanos, o cultuado e agora (felizmente) extinto grupo pop que virou para a juventude de hoje o que era a Legião Urbana na minha época. Com a diferença que a Legião tinha o Renato Russo;

Marisa Monte, a cult-cantora que quer ser a Elis Regina da vez;

Arrigo Barnabé, o chato-maldito que nunca saiu da cena independente musical, made in Londrina e que provavelmente segue por aí;

Ana Carolina, mais uma entre as "n" cantoras (cantoras?) que se auto-intitulam de personalidade, com voz grossa e músicas chatíssimas;

e Caetano Veloso, mui possivelmente o primeiro a quem pôde ser conferido o rótulo de pentelho na MPB. Criador notório de casos, inteligente, porém pernóstico, e afetado demais.

A eleição já começou e você pode escolher o "mais mala" da MPB. Uma amiga minha fez questão de liderar uma campanha de votos pró-Caetano pro Oswaldo Montenegro não ficar em primeiro. Mas tudo pode acontecer.

Participe!

18 comentários:

Bauhausler disse...

OM , claro!

Unknown disse...

Bem... estou aqui como defensora ferrenha do "meu queridinho", como diria o Rodrigo,Oswaldo Montenegro. Acho que as letras do Oswaldo (nem todas, vá lá...) são pura poesia. Um homem que consegue cantar a dor do fim de um relacionamento jogando fora "sofismas", não merece o título de chato. Chata á Daniela Mercury, que fica bancando a defensora das crianças, dos animais, das florestas e, pior, ainda pensa que canta. Chato é o Gilberto Gil... insuportável, eu diria. Eu poderia listar uns trinta nomes de chatos aqui... mas não vou fazê-lo.
Vou é engrossar a minha campanha pró-Oswaldo: VAMOS VOTAR NO CAETANO!

Ah... Rodrigo, você falou que só ia escrachar depois do resultado...

Anônimo disse...

Sem pensar muito, voto num que voce não colocou, aquele lixo chamado Seu Jorge, se não puder nele, voto na Ana carolina com Caetano em segundo

Anônimo disse...

Já votei no Caetano e só não voto mais umas 100 vezes porque não pode, mas meu voto atualmente iria para a Vanessa da Mata que consegue colocar 10 voltas de vantagem no Caetano e e acha que canta. Essa musica que enche o saco nas rádios com o Ben harper é a pior coisa que ouvi este ano, mas o empresário dela é muito bom, porque essa porcaria não para de tocar e eu não conheço ninguém que goste da musica.

Maria Helena, O Gil pra mim é ótimo e atual.

Rodrigo faltou na lista além da Daniela Mercury, a Maria Rita, outra chata. Pode colocar também o Capital Inicial (o tal do Dinho se acha...) e o Biquini Cavadão.

Anônimo disse...

Para complementar a minha lista:
Paulinho Moska, Daude e Rita Ribeiro. Acho que chega porque a Ana Carolina já tá lá

Anônimo disse...

Muito legal essa enquete e a defesa dos eleitores hehehe. Já votei uma vez e votaria fácil em mais alguns da lista aí.... QUe vença o melhor eheh

Anônimo disse...

Eu já votei no Caetano, mas a listinha tem cada que fica até difícil de escolher !!!

Mas como Caetano é uma mala sem alça, de papelão, carregada de chumbo e na chuva, então ganhou o meu voto.

O Caíque mandou bem ao lembrar da Maria Irrita, é um bom (ou mal) acrésicmo a lista hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

O Osvaldo(o nome já é feio),fez uma música pra ele mesmo,intitulada
"O CHATO"
não preciso dizer mais nada

L-A. Pandini disse...

Eu usei critérios puramente musicais para fazer minha escolha. Acho o Oswaldo Montenegro um saco, mas algumas músicas (Bandolins, por exemplo), apesar de chatíssimas, me trazem alguns flash-backs de tempos idos. Ele escapou da minha degola por isso.

Escolhi a Ana Carolina. Ouvir esta mulher cantando é realmente um porre monumental. Mas, fosse levar em conta fatores "extra-musicais", Caretano Velhoso (esta é criação do Lobão, outro de quem eu gostava mas que nos últimos tempos...) ganharia disparado. Gosto de várias de suas músicas (a mais nova delas deve ser de 1986), mas sua compulsão em ser "polemista" enche profundamente meu saco. Por conta dela, peguei um bode tão grande que houve uma época em que a única música dele que eu conseguia ouvir era "Alegria, alegria".

E aquela história de gravar músicas estadunidenses e se sair com um papinho besta de que estava fazendo "protesto"? Nunca vi desculpa mais esfarrapada para cumprir o contrato com a gravadora. Nunca tive a menor curiosidade de ouvir esse disco.

Pensando bem, estou quase mudando o voto...

Sugiro entrar em www.gravataímerengue.com e conferir o "Super Trunfo MBP" e o "Super Trunfo BRock". Muito bom...

Anônimo disse...

além dos 6 citados pelo rodrigo, vejo pelos posts que a lista é maior do que imaginava...
meu voto é pro OM...e o barnabé acho que não está aqui em londrina não...

Anônimo disse...

por favor, inclua o "seu jorge" na enquete, Rodrigo

João Garays disse...

Não estou aqui pra defender músico nenhum. Mas pra dizer do que eu gosto e do que não gosto. Gosto pra caralho das músicas dos Los Hermanos mas os caras são chatão mesmo, mas os fanaticos por Los Hermanos nomeados de fãs conseguem ser mas chatos ainda. Mesma coisa digo de Caetano Veloso tem música que acho foda, mas ele é um saco.

Mestre Joca disse...

Mas, afinal o que é um chato?
Na minha concepção, chato é todo aquele que te priva da solidão sem te fazer companhia...

Alexandre Carvalho disse...

Voto com gosto nos malas dos "Loser Manos", assim como Caetano Veloso e Ana Carolina. Mas incluiria também mais três nomes nessa lista: Maria (ir)Rita, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

Capelli disse...

Eu acho que Los Hermanos está nessa lista mais pelos fãs do que por eles mesmos. Não acho a música deles ruim, pelo contrário, e gosto quando ouço o que o Amarante ou o Camelo têm a dizer.

Mas os fãs... são insuportáveis. Se acham os seres mais inteligentes do universo e agem como membros de uma seita. Transformam qualquer peido do ídolo num manifesto anti-alguma coisa e enxergam um significado oculto até na caca do nariz.

Capelli disse...

Ah sim, eu voto na Ana Chatolina.

Anônimo disse...

muito pior que qualquer desses artistas,são os malas que encontramos pelo nosso caminho
esses nem meu voto merecem

L-A. Pandini disse...

Camarada, lembrei de um nome que faltou nas enquetes: Engenheiros do Hawaii. Ô carinhas pretensiosos! "Você pode ser um Beatle, um beatnik, ou um bitolado"... Bleargh!!!!! (LAP)