terça-feira, 27 de novembro de 2007

Vai abaixo

O fim de semana tinha tudo para ser festivo em Salvador. Afinal de contas, no sábado o Vitória comemorou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e no domingo o Bahia tinha tudo para voltar à Série B, depois de dois anos de Terceirona.

A torcida tricolor compareceu em peso, o Bahia empatou com o Vila e se garantiu na Segundona. Mas a festa foi empanada por uma tragédia sem precedentes no país: parte da arquibancada cedeu e sete torcedores do clube morreram, enquanto outros se feriram gravemente.

Inaugurado nos anos 60, o estádio da Fonte Nova lidera um triste ranking onde foram listados os cinco piores estádios do país. Três deles são do Nordeste (além da Fonte Nova, figuram a Ilha do Retiro - do Sport Recife e o Arruda - do Santa Cruz) e os outros dois são o Mineirão e o Vivaldão, em Manaus.

As condições de segurança em cada uma destas praças esportivas são precaríssimas, os banheiros podres, a estrutura em petição de miséria e os vestiários depredados. Não foi surpresa o incidente em Salvador, mas é só depois que a casa é arrombada que os governantes hão de tomar providências.

A notícia reboou mal na imprensa internacional, uma vez que há menos de duas semanas, o país foi escolhido para sediar... a Copa do Mundo! Vocês imaginam que dimensão teria uma tragédia como esta em 2014?

Pois bem: o governador Jacques Wagner veio a público hoje para anunciar a implosão do estádio, para que se construa outro, mais moderno e adequado para receber a Copa das Confederações em 2013, como evento-teste para a Copa do Mundo. E virá dinheiro da iniciativa privada, para ajudar neste novo projeto.

Nada, mas absolutamente nada que venha a ser anunciado neste sentido, vai diminuir a dor dos parentes que tiveram que enterrar seus entes em razão de uma tragédia que há anos vinha se desenhando. A Fonte Nova estava "condenada" desde 2001 e a irresponsabilidade e a omissão de órgãos públicos e dirigentes é parte chave neste triste episódio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vergonha! Justiça!

Wallace Michel