domingo, 4 de novembro de 2007

Quem diria, André Jung já foi parar no Raul Gil!

Muita gente conhece o André Jung como o competente baterista do Ira! e também apaixonado por automobilismo. Flavinho Gomes lhe confiou um espaço no site Grande Prêmio onde o músico faz análises sensatas na coluna "Apex" e ele eventualmente aparece no Linha de Chegada do Sportv.

Mas para quem não sabe, o mesmo André já foi um dos integrantes do Titãs, quando o grupo ainda era um octeto. Coincidentemente, o dono das baquetas do Ira! era Charles Gavin, que depois do primeiro disco do Titãs trocou de lugar com o antigo integrante.

Evidente que em razão de "Sonífera Ilha" ter sido a principal música de trabalho da estréia titânica em 1984, nosso bravo André Jung, por força da obrigação, se viu na situação de onze entre dez grupos da época: participar de programas de auditório com aqueles playbacks safadíssimos, onde ninguém tocava nada ou se cantava porra nenhuma. O que valia era a anarquia. E os pobres bateras apareciam apenas com um tarolzinho para o espetáculo fake do dia-a-dia.

O vídeo abaixo mostra os Titãs cantando "Sonífera Ilha" no Sábado Especial do SBT em 1984. André aparece lá no fundinho da imagem, castigando a bateria fake. E o apresentador do programa era... Raul Gil!

Quem diria... André Jung já tocou no programa do Raul Gil!

6 comentários:

Anônimo disse...

Dificil saber o que é mais trash nesse vídeo: a coreografia do Bellotto, Fromer (ainda de cabelo!) e Nando Reis; eles fazendo todas as caras e bocas possíveis; os ternos coloridos; o cabelo "a vaca lambeu" do Sergio Britto; ou o conjunto da obra mesmo. Mas muito engraçado.

Renato Müller, são Paulo/SP

Anônimo disse...

Muito divertido... É a primeira vez que escuto essa música com atenção e com o distanciamento crítico/temporal que a gente tem hoje, e quer saber? Arranjo legal, bem tocada...

... mas que é engraçado, assim como qualquer documento de época, isso é...

O André não tem nada do que se envergonhar não...

Carlos Garcia disse...

HAHAHAHA...

Belo post... eu gosto muito, muito mesmo dos Titãs, acho que é uma das bandas que tem uma essência não compreendida, em especial em suas letras!!!

As histórias que você contou por aqui eu sabia, André foi demitido dos Titãs em pleno Reveillon de 1984 para 1985 em detrimento de Gavin e na minha opinião foi a partir deste momento que os estilos casaram de verdade!!!

Era na casa de André Jung aliás, no Alto da Lapa que os Titãs ensaiavam...

Os Titãs na verdade até hoje são muito agradecidos à Raul Gil pois teria sido ele o primeiro a abrir espaço para a banda na TV, tanto que até hoje a relação entre a banda e o apresentador é de pura amizade... dizem por aí que Raul Gil tem um coração especial por trás daquele homem de negócio do show business...

Mas que as coisas nos anos 80 eram trash... disso não tenhamos dúvidas, rs

F250GTO disse...

Eu me lembro tambem dos Titãs provavelmente com o André na batera, cantando a mesma Sonifera Ilha, no programa do Chacrinha.
Essa coreografia era muito divertida, no palco do Chacrinha então, tudo a ver.
Gosto muito dos Titãs, mesmo após terem encolhido a formação por varios motivos.

Anônimo disse...

O engraçado é o tempo...
Não me lembrava desse leiaute do Britto.
Legal relembrar o Fromer.
Rox a coreografia.
Lembro de ter visto um show da então "Rádio Cidade" no Pacaembu com a fina flor dos 80 dublando tudo que era música e o momento marcante pra mim foi na apresentação do RPM, eu tinha ido buscar cerveja no bar do estádio, que fica (ficava?) abaixo da arquibancada, quando apareceu o RPM as meninas gritavam tanto que eu quase caí, deu um zumbido no ouvido fodido e eu quase surtei!!!
Eu gostava (Já não gosto tanto!) muito dos Titãs, particularmente de Cabeça Dinossauro e Jesus não tem dentes no país dos Banguelas que são quase um só disco...

Alex Sotto

Anônimo disse...

Não vejo nada demais, afinal, ele era integrante dos Titãs. Quanto à saída dele, existe aí uma grande incógnita: "Foi por uma questão técnica?"
Para mim ele e Charles se equivalem... então acredito que alguma outra coisa contribuiu para a sua saída.