terça-feira, 27 de novembro de 2007

Clip da semana - "Inside Looking Out"

O Grand Funk Railroad, ou simplesmente Grand Funk, é um dos melhores grupos estadunidenses de rock and roll de sua geração. Entre 1969 e 1976, marcaram território gravando alguns dos melhores discos da época e músicas que foram #1 das paradas, casos de "We're an american band", clássico de 73 e "The Locomotion", lançada um ano depois. Anos mais tarde, em ritmo house, essa canção seria gravada pela australiana Kylie Minogue.

Quando surgiram, todos os integrantes eram pós-adolescentes e com aquela garra básica de qualquer iniciante. Mark Farner (guitarra e vocais), Mel Schacher (baixo) e Don Brewer (bateria) sequer tinham 20 anos completos.

Esse élan básico para tocar um bom e honesto rock, o Grand Funk tinha de sobra. Nos três primeiros anos, tocaram como um autêntico power-trio, evocando o Cream e o Experience de Jimi Hendrix, grupos que tinham a formação "básica" guitarra-baixo-bateria.

Uma grande amostra do punch do grupo é esse vídeo, gravado em 1969 para a emissora PBS na Pensilvânia. Mark Farner e companhia arrasam tocando "Inside Looking Out". Os ouvidos mais atentos vão prestar atenção na levada funky do baixo - o que remete também a outro lendário grupo da época: o Parliament/Funkadelic, de George Clinton.

Ah... o Grand Funk continua na ativa, mas Mark Farner já está fora faz tempo. Schacher e Brewer seguem na banda, que hoje é um quinteto.

Melhor lembrar do quanto eles eram bons e competentes no passado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Depois de "Triangulo, Zabumba e Sanfona", esse foi o primeiro Power Trio que me impressionou e isso quando eu tinha 15 anos (em 1970... putz, tô velho), principalmente pelo Mel Schacher no Baixo, no baixo (meu instrumento numa banda em que eu tocava), pois já usava pedais de distorção e era quem fazia a base das musicas com seu baixão. O álbum que mais gosto e "Close to home".

Outro Power Trio completamente diferente foi o Morphine, esses caras(Morphine)eram completamente diferentes de tudo que já ouvi e a formação era Baixo de 3 cordas com distorção, Sax e Bateria, se não ouviu ainda procure e ouça, porque os caras acho, usavam morfina.

Abraços Tricolores (Washington vem aí)!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Outro Power Trio Bizarro é o ZZ Top, os caras fazem um som bem legal, mas esteticamente são Bizarros. Tem Morphine e ZZ Top no YouTube a granel.

O Emerson, Lake and Palmer também, embora seja de outro estilo.