terça-feira, 21 de março de 2006

VROOOOOOOOOOOM!

Vai começar nesse domingo aquele que eu considero o campeonato mais alucinante do esporte a motor: o Mundial de Motovelocidade, que dá a largada com o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera.

E entra ano, sai ano, a pergunta que não quer calar:

Quem terminará com o reinado de Valentino Rossi na MotoGP?



De cara, é algo difícil de ser respondido, porque o Garoto de Ouro continua motivado, querendo mais vitórias e, claro, títulos. Ou então o último da carreira de piloto em duas rodas, porque é desejo da Ferrari tê-lo na Fórmula 1 num futuro próximo.

O que transparece a lista de 19 pilotos inscritos é uma mescla entre a experiência de cobras criadas como Rossi, Checa, Gibernau, Capirossi e Edwards com jovens feras que vêm das 250cc - casos do bicampeão Daniel Pedrosa, do velocíssimo Casey Stoner e do francês Randy de Puniet.

Além destes três, estréia numa temporada completa o australiano Chris Vermeulen, que com certeza lutará para manter a grande tradição do país na motovelocidade. E o osso que o "aussie" vai roer dentro da própria equipe tem nome e sobrenome: John Hopkins. Sem dúvida, um desafio e tanto para ele.

Esta será a última temporada em que a MotoGP vai correr com máquinas de até 990cc, por isso o desenvolvimento de alguns motores e chassis foi estagnado. Será com certeza um ano de transição para todos os fabricantes, mas nem por isso ninguém deixará de investir - principalmente em material humano.

Taí a Ducati levando Sete Gibernau e a Honda promovendo uma transformação radical em seu line up de pilotos, onde o mais velho agora é Makoto Tamada, num tremendo contraponto em relação à presença de Gibernau, Alex Barros, Troy Bayliss e Max Biaggi como pilotos da marca da asa dourada ano passado.

Há que se dizer que este será o primeiro Mundial de Motovelocidade sem o "Imperador Romano" desde 1991. E não sei se é atrevimento de minha parte dizer isso, mas acredito que Biaggi não fará nenhuma falta ao campeonato. Lamento, como brasileiro, que Alex Barros tenha saído para as Superbikes. Mas... de repente será a melhor opção para ele.

250cc

Este campeonato que um dia quase foi descartado pela FIM tem tudo para ser muito competitivo em 2006. Principalmente em razão da saída de Daniel Pedrosa da categoria, o que deve nivelar ainda mais as disputas. Saem como francos favoritos os pilotos mais experientes do lote: o argentino Sebastián Porto, o italiano Andrea Dovizioso e os espanhóis Jorge Lorenzo e Héctor Barbera. Salvo uma zebra monstruosa, um desses quatro levará a taça para casa.

125cc

E as 125cc, que continuam abrindo cada vez mais espaço para jovens adolescentes participarem do campeonato, enfrentou outro grande boom de renovação e muitos dos competidores sequer chegaram aos 18 anos de idade. O helvético Thomas Luthi, 19 anos de idade e atual campeão, vai tentar brigar pelo bi.

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