segunda-feira, 6 de março de 2006

O sentido da amizade

Recebi isto no Orkut há pouco. Achei de uma verdade tão clara, que resolvi compartilhar com vocês.

Amigo, Um Ensaio

Difícil querer definir amigo.

Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que tu precisas, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te fazes falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu.

É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que tu.

É a compreensão para o teu cansaço e a insatisfação para a tua reticência.É aquele que entende teu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir".

É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre tuas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar teu erro, querer tanto o teu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca tuas lágrimas, é a polpa que adocicas ainda mais teu sorriso.

Amigo é aquele que toca na tua ferida numa mesa de chopp, acompanha tuas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a ti.

É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra ti sem motivo aparente, é quem sofre com teu sofrimento, é o padrinho filosófico dos teus filhos. É o achar daquilo que tu nem sabias que buscavas.

Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em teus olhos. Amigo é multimídia.

Olhos, amigo é quem fala e ouve com o olhar, o teu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em teus olhos teus desejos, teus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no teu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior.

É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na tua íris.

Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento.

Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

(Autoria: Marcelo Batalha)

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dos Gatos!!!
Amei esse post...
Realmente... amigo é nosso bem mais preciso... com amigo nunca estamos só!!!
Eu tenho uma amiga "minha melhor" amiga... mesmo com a distância geografica que nos separa estamos sempre juntas de alma e coração... e o eu te amo esta sempre em nossas falas... beijos pra ti e um belo final de segunda feira!!!

Anônimo disse...

Oieeee meu lindo!!! Tú és meu novo e mais recente amigo...certo?!
Amei teu blog e em especial este tópico que cai como uma luva em nossa fase: a amizade!
Amigo é como nossa alma, não dá para viver sem...amigo é aquele que te entende por um simples OI ou enxerga teu estado de espírito, apenas por um simples olhar...
Há tantas definições a falar sobre amigo e amizade, que seria extenso demais. Mas uma coisa é certa, é um ser que nos faz bem e é através dele que nos enxergamos, pois qdo se gosta prá valer um representa o outro sob todos os ângulos e de todas as formas...inserção e interação!!!
Te adoro e Parabéns pelo blog. Ele é tão cheio de vida quanto você!!!!
Beijossssssssssss
San...(Sandra Regina a paulista)

Unknown disse...

MUITO INTERESSANTE O TEXTO. GOSTEI MUITO MESMO...

POR ERIK MARQUES

Unknown disse...

MUITO INTERESSANTE O TEXTO. GOSTEI BASTANTE MESMO.

AMIGOS SÃO AQUELAS PESSOAS QUE QUANDO VC NEM IMAGINA CHEGAM NO MOMENTO MAIS INESPERADO E SIMPLESMENTE OLHAM NOS SEUS OLHOS E TE DÃO UM ABRAÇO QUE TE CONFORTA ATÉ A ALMA...