sábado, 18 de março de 2006

Alento para as minorias

Vinte anos depois de Willy T. Ribbs, a Nascar volta a ter em seu grid da categoria principal um piloto negro.

Bill Lester, 45 anos, nascido em Atlanta (Geórgia), é um veterano das provas da Truck Series e faz a sua estréia na divisão principal da Stock Car americana, a Nextel Cup, com um Dodge Charger da equipe Bill Davis.

Seu desempenho ofuscou muitos pilotos consagrados e impressionou a todos na qualificação realizada nesta sexta-feira. Com uma volta em 190.502 mph (pouco mais de 306 km/h de média), ele foi mais rápido inclusive que Dale Earnhardt Jr., o filho da lenda.



E entre os 17 pilotos que precisavam do tempo para se classificar, Lester foi o mais rápido - o segundo da lista, Paul Menard, larga em 22º, três posições abaixo dele.

Num esporte eminentemente dominado por brancos, a presença de pilotos como Lester e também a de Lewis Hamilton, fenômeno dos monopostos que a McLaren apadrinhou, soa como um alento para que as ditas "minorias" também se motivem a participar mais de provas automobilísticas.

Um exemplo no Brasil é o carioca Lucas Molo, coincidentemente meu amigo e conhecido das corridas longas, que guiou nas últimas Mil Milhas Brasileiras uma Ferrari 550 Maranello.

Nenhum comentário: