segunda-feira, 13 de março de 2006

Pretensão em dobro: teu nome é Marisa Monte

Quando a gente pensava que Marisa Monte já tinha feito o pior na carreira ao montar com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes o projeto-de-ocasião "Tribalistas", eis que a cantora surge de sopetão desovando dois álbuns de uma só vez.



Pretensão pouca é bobagem...

Batizados "Universo Ao Meu Redor" e "Infinito Particular", os dois trabalhos são totalmente antagônicos. O primeiro visa a penetração da intérprete no mercado internacional, pois será lançado em seis outros países além do Brasil.

Produzido pelo consagrado Mário Caldato Jr., o mesmo que assinou sucessos do Beastie Boys e do Planet Hemp, "Universo" tem um repertório clássico mesclado com sambas antigos que Marisa ouve desde criancinha - já que o pai dela, Carlos Monte, é da Velha Guarda da Portela.

"Infinito Particular" é uma revisitada ao baú de músicas da cantora. Algumas composições ainda inacabadas, com os velhos parceiros Nando Reis, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown e novas parcerias (Seu Jorge, Adriana Calcanhoto e Marcelo Yuka) dão o tom do outro álbum.

Marisa garante que "quem gosta do meu trabalho, vai gostar dos dois discos".

Eu faço questão de passar longe das lojas e das estantes que tenham seus álbuns.

Até comprei, confesso, dois CDs dela e ganhei aquele de título quilométrico, o "Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão" - que por um bom tempo escutei bastante. Mas depois do pretensioso "Barulhinho Bom", não deu pra acompanhar mais nada dela.

Ela tem uma diferença em relação àquela que considero a maior cantora do Brasil, Elis Regina. Marisa pelo menos compõe suas músicas. Elis encomendava a outros artistas. Mas interpretava cada canção com uma força sem igual.

E Marisa Monte, por mais que queira demonstrar força lançando de uma só vez dois discos e agendando shows em 38 países, não me convence que é a melhor da atualidade.

Duvido muito que me convença...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dos Gatos!!!
Eu adoro o som da MARISA MONTE...
e Os Tribalistas... acho show!!!
beijos...
Marcia!!!

Anônimo disse...

com certeza ela não está nda preocupada em convencer vc.
mas é um som gostoso. a voz dela não é agressiva. dos tribalistas gostei de monte.
"já sei namorar, já sei beijar de língua agora só me faltar sonhar"
alegra e acolhe meu coração. simples assim!

Rodrigo Mattar disse...

Tenho certeza que ela não está preocupada. Ela vai vender do mesmo jeito, vai fazer sucesso porque infelizmente a geração atual não tem parâmetros de cantora. Se Elis Regina, que hoje completaria 61 anos, ainda estivesse viva, garanto a você, Anônima, que seria COVARDIA.

PS. Eu também sei beijar de língua... e convenhamos, dizer isso numa música é de uma bobagem sem tamanho.