No Orkut e nos fóruns de automobilismo espalhados pela internet, todo mundo se pergunta: quanto os Peugeot 908 HDI FAP serão mais lentos que a pole position de Felipe Massa nas Mil Milhas de Interlagos - em ritmo de classificação?
Como nenhum protótipo de altíssima performance correu na pista paulistana até hoje, fica difícil arriscar um prognóstico. A pole ano passado foi na casa de 1'30" e há quem diga - eu inclusive - que o LMP1 francês será dez segundos mais rápido que isso. Mas corremos risco de nos enganar.
A título de comparação com as demais etapas (com exceção de Valência, que não recebe provas de F-1, só testes), vamos lá:
Monza
Pole da F-1 - 1'21"997, com Fernando Alonso
Pole da LMS - 1'34"503, com Nicolas Minassian / Marc Gené
Diferença: aproximadamente 13 segundos
Nürburgring
Pole da F-1 - 1'31"450, com Kimi Räikkönen
Pole da LMS - 1'41"867, com Nicolas Minassian / Marc Gené
Diferença: 10"417
Spa-Francorchamps
Pole da F-1 - 1'45"994, com Kimi Räikkönen
Pole da LMS - 2'00"105, com Nicolas Minassian / Marc Gené
Diferença: aproximadamente 15 segundos
Silverstone
Pole da F-1 - 1'19"997, com Lewis Hamilton
Pole da LMS - 1'31"692, com Nicolas Minassian / Marc Gené
Diferença - pouco mais de 11 segundos
Interlagos
Pole da F-1 - 1'11"932, com Felipe Massa
Pole da LMS - ?!?
Bom... em três dessas quatro pistas, a média horária dos F-1 foi superior a 230 km/h. Em Nürburgring, onde Kimi rodou à média de 202 km/h, foi menor a diferença, porque o traçado alemão é mais travado. Se a diferença oscilar entre 11 a 12 segundos a mais em São Paulo, então a previsão da rapaziada vai para o vinagre. Ou seja: uma pole na casa de 1'22" é o mais provável de acontecer.
3 comentários:
Então se virarem em 1,20 a 1,23 eles estarão virando pouco mais lentos que os F1 da decada de 90 viravam
exatamente, os carros do le mans series estão um pouco mais lentos do que os F1.se levarmos em conta a especialização de cada caro nos ultimos anos, estão bem.
nada a ver com os anos 60 e 70, aonde em 1970 segundo 4rodas e autoesporte o porsche 908 virava em nurburing mais rapido do que os F1 e em SPA o 917 deixava os F1 no chinelo, virando 10 segundos mais rapido do que os F1, tudo isto no ano de 70.
Destaco que além de tudo, esse 908 é um belíssimo carro.
Postar um comentário