segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sinal dos tempos

A Estação Primeira de Mangueira já tem samba para o carnaval de 2008. O enredo sobre o frevo, de autoria de Max Lopes, ganhou letra e melodia compostos por Lequinho Jr., Fionda, Francisco do Pagode, Silvão e Aníbal.

Até aí nenhuma novidade: parcerias com quatro, cinco, seis ou até onze compositores, como já aconteceu noutros anos em outras agremiações, formam o que hoje se chama de "samba de condomínio".

A curiosidade é que o Francisco do Pagode que aí está é ninguém menos que Tuchinha, temido e famoso traficante do morro da Mangueira. Reza a lenda que ele era um dos da Galera da Onze, para quem Lobão dedicou seu sucesso "Vida Bandida" do disco homônimo lançado em 1988. A música foi escrita na cela Onze do Ponto Zero em Benfica, subúrbio do Rio onde o roqueiro esteve preso.

Definitivamente eu não sei o que é mais estranho: o Tuchinha virar Francisco do Pagode e ganhar samba-enredo ou os jornais de hoje encararem o feito do ex-traficante (ele jura que não é mais bandido) com naturalidade, como se fosse algo banal.

Então tá... esperemos pelo dia em que o Fernandinho Beira-Mar irá gravar um disco e ainda por cima receber Disco de Ouro por 50 mil cópias vendidas.

O Brasil está de fato fudido e mal pago...

2 comentários:

Anônimo disse...

O que se espera do sistema é que reabilite e devolva o cidadão para a sociedade,ou não?Se a pessoa cumpriu pena,está modificando seu modo de vida,o que resta é resocialização,e se não tiver chances vai voltar para o crime.Não sei a real situação do cidadão citado por voce,se está ou não reabilitado,mas sei que o preconceito nunca foi bom conselheiro,acho ainda que a desconfiança e falta de oportunidades devem ser horriveis para quem tenta voltar à sociedade.Não estou defendendo o Tuchinha,até porque não sei nada de sua reabilitação,que fique claro.Defendo o direito da pessoa se recuperar e voltar à produzir e trabalhar honestamente.

Confraria 96 disse...


Para um Brasil que comete erros e não crimes, faz sentido...