terça-feira, 30 de outubro de 2007

2014

Uma escolha óbvia: o Brasil acaba de receber da FIFA o direito de sediar uma Copa do Mundo, 64 anos depois da primeira. Mas em 1950, foi outra história: a entidade que gere o futebol hoje é séria e não admite que um país candidato não cumpra as exigências.

E entre tais exigências, como se vê desde por exemplo o evento da Itália em 1990, são estádios seguros, com capacidade superior a 30 mil lugares, com bom acesso aos torcedores, boas condições de transporte, segurança e ingressos numerados e marcados.

Faltam seis anos e sete meses para a Copa e não vemos isso aqui. Não há estádios seguros. Temos alguns com a capacidade mínima exigida pela FIFA, mas a maioria deles tem acessos e instalações deficientes, segurança débil e condições de transporte pífias. Sem contar que ingresso marcado é utopia. Afinal, pra que estatuto do torcedor num país onde um dos maiores clubes é campeão com dinheiro ilícito, como o Corinthians em 2005?

Eu gosto de futebol, sou tricolor, amo meu clube. Mas sou cético quanto à organização desta Copa. E a FIFA espera que tudo - ou praticamente tudo - esteja pronto um ano antes, em 2013.

É que nessa época será disputada a Copa das Confederações, como evento-teste para a Copa do Mundo. E nada pode dar errado.

Agora, cá pra nós... presidente Lula... que gafe hein? Quem nos fez chorar em 1986 não foi Michel Platini.

Foi Luiz Fernandez, um quase-obscuro jogador de origem basca que cobrou o pênalti que nos eliminou da Copa do México em 21 de junho daquele ano.

Porém, duas alfinetadas do chefe de estado foram ótimas: a primeira ao dizer que Beckenbauer só não podia ser comparado a Pelé. E a segunda, é que a Argentina não vai ganhar a Copa de jeito nenhum.

Argentina que, aliás, recusou o convite para jogar o evento de 1950.

3 comentários:

Carlos Garcia disse...

Torcemos apenas mesmo para que eles não vençam, para isso é necessário que a seleção brasileira mude suas atitudes dentro de campo...se bem que eles tremem contra nós, né? risos...

Eu sou a favor de uma Copa do Mundo aqui no Brasil da mesma forma como sou a favor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1.

Vamos comparar a este ano, o autódromo de Interlagos recebeu melhorias que serão utilizadas nas nossas categorias, será interessante para São Paulo e para possíveis, embora utópicas, sedes para o futuro!!!

Quanto à Copa do Mundo, mais e mais estádios serão modernizados e também teremos alguns investimentos em áreas como transporte, segurança, visual de nossas cidades e por aí vai.

Sabemos que algumas delas acabam não saindo do papel como o metrô da Barra da Tijuca, mas cabe a nós acompanhar bem de pertinho. Sabendo que o dinheiro será desviado de qualquer forma, pelo menos que possamos colher alguns frutos.

Carlos Garcia disse...

Só não da para aceitar uma coisa. O relatório da FIFA diz que o "país sede da Copa de 2014 tem aeroportos em perfeito estado..."

Manda ele vir para Congonhas...

Anônimo disse...

A alfinetada nos argentinos foi digno de torcedor, não de chefe de estado. Ficar alimentando essa rivalidade é coisa de narrador. É bom ganhar da Argentina, mas presidente da republica ficar entrando nesse campo ? fala sério ! O Brasil tinha o apoio da AFA para a realização da copa.