domingo, 7 de outubro de 2007

Eletrizante!




A voz do povo é a voz de Deus.

Ao contrário do que muitos - inclusive eu - achavam que aconteceria, eis que a decisão da Fórmula 1 vem para o Brasil, no próximo dia 21. E não com dois pilotos na disputa, como também se achava - mas com três, e separados por sete pontos de diferença.

Tudo porque Lewis Hamilton resolveu errar quando não podia. E como dizem aqui no Brasil, "camarão que dorme, a onda leva". O camarão do líder do campeonato cochilou na China e se puxar um ronco em Interlagos, adeus chance de título inédito.

Räikkönen, que estava tão outsider quanto Alain Prost no já distante - mas sempre lembrado - campeonato de 1986, venceu e assim tem possibilidades de também ser campeão. Com 100 pontos somados e distante sete de Hamilton, ele tem também cinco vitórias e de todos os três é quem curiosamente vai levar vantagem no primeiro critério de desempate: as vitórias.

Senão vejamos: digamos que Kimi vença em Interlagos e Hamilton chegue em sexto. Os dois somariam 110 pontos e o finlandês ganha por 6 x 4 no número de conquistas. O piloto da Ferrari tem é que torcer pra Lewis não ser 5º colocado e Alonso segundo, o que acarretaria num empate de pontos entre os dois pilotos da McLaren.

Querem saber o que acontece nessa circunstância?

Empate em número de vitórias (quatro), em segundos lugares (cinco), em terceiros (três) e, pasmem, em quartos (um para cada)! O que decidiria o título em favor de Lewis seria justamente o 5º lugar do Brasil... que coisa!!!

Mas aí tem o seguinte: Alonso vence e Hamilton chega em terceiro. O resultado? Empate em pontos - 113 x 113. Campeão? Alonso, com cinco vitórias contra quatro do inglês.

São muitas análises combinatórias de resultados que podem dar o campeonato para qualquer um dos três. E neste momento, quando os motores já não roncam mais, fico pensando aqui no seguinte: será que Felipe Massa está satisfeito com a sua 4ª posição no campeonato, 14 pontos atrás de um recém-chegado na Ferrari?

***

Tirando a turma da primeira divisão, entre os coadjuvantes o destaque absoluto vai para três pilotos: Vitantonio Liuzzi, Jenson Button e Sebastien Vettel.

O italiano, mesmo com a fama de estabanado ganha neste ano e no último como piloto da STR, fez uma corrida muito boa e marcou seus primeiros pontos no campeonato. Um aviso de que ele não quer desistir assim tão fácil da categoria máxima em 2008.

Button deu mais uma surra em Barrichello, desta vez com requintes de crueldade, pois levou o tísico carro da Honda à superpole e hoje ao melhor resultado da equipe na temporada. A matriz finalmente supera a filial Super Aguri - o que não era mais do que obrigação. Rubens, coitado, vai levar para si na próxima temporada o fardo da marca de mais GPs disputados na Fórmula 1. Perguntem ao Riccardo Patrese se ele gosta de ser lembrado por isso?

Para finalizar: é craque esse Sebastien Vettel! Vinte anos, cara de moleque mal saído da adolescência e guiando essa barbaridade toda, como mostrou na chuva do Japão e hoje na China. O choro copioso de Fuji transformou-se em alegria incontida com a excepcional quarta colocação conquistada pela filial da Red Bull - um resultado com o qual, acredito, ele jamais sonhou em tão poucas corridas disputadas.

É... Tião Bourdais que se cuide ano que vem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda acredito no Raikkonen, como acreditei desde antes do começo da temporada. E depois que o Kimi se adaptou ao carro da Ferrari, o Massa andou quase sempre atrás.

Anônimo disse...

Se não me engano esse foi o melhor resultado incluindo a época de quando a equipe ainda era Minardi não?

Esse Sebastien Vettel é uma jóia rara. Vai ser bom demais ver ele e o Tião na mesma equipe. Não vai ser supresa de esse dois levarem a STR de vem em quando para a zona de pontuação.

Wallace Michel

Anônimo disse...

Esqueci: Raikkonen campeão.

Carlos Garcia disse...

É... e dizem que não existe justiça por aí... a quarta colocação de Vettel só não foi 100% justa pois ele merecia um pódio.

E determinado momento cheguei a torcer para que algo acontecesse a qualquer um dos três líderes para que ele pudesse alcançar a marca que seria sensacional!!!

E... é impressão minha ou os quatro carros primos da Red Bull só começaram a andar depois que Vettel foi pra lá? Pela falta de testes ´pode ter sido uma feliz coincidência!!!

E ele tá andando na frente da BMW, kkkk