sábado, 6 de outubro de 2007

Cala-boca

Há alguns dias, quando surgiu o rumor de que Jacques Villeneuve estrearia direto na Nextel Cup - a divisão prinicipal da Nascar - no super oval de Talladega, eu li muita besteira. Diziam os pilotos que pôr o canadense entre os inscritos seria uma temeridade, pois o mesmo não tinha experiência prévia na categoria. Bem... isso é verdade e não se discute, mas... e o passado do piloto de 36 anos?

Foi esquecido, claro... o trataram como muitos nos fóruns da vida fizeram com o colombiano Juan Pablo Montoya, apedrejando sem dó a decisão do canadense em migrar para a Stock Car, saindo dos monopostos para os carros de turismo - de guiada totalmente diferente.

Ora, nenhum piloto desaprende e se Montoya já andou bem o suficiente para calar a boca de muita gente, o que não pensar quanto Villeneuve? Que poderia fazer, se não o mesmo, ao menos um bom papel em sua estréia.

Para pegar a "manha", uma prova de Truck Series, onde teve desempenho discreto. E neste fim de semana, Ville não só se classificou para o grid de 43 carros, como fez também o SEXTO melhor tempo do treino oficial - que teve, aliás, cinco Toyota Camry entre os seis primeiros: o pole Michael Waltrip, Dave Blaney (2o.), Brian Vickers (3o.), David Reutimann (5o.) e Villeneuve. Entre eles, só Joe Nemechek, o melhor da Chevrolet, com a quarta marca.

O detalhe é que essa prova de 500 Milhas é a primeira do Car Of Tomorrow (COT) num super oval e os Toyota deram um passeio no resto. De quebra, não há nenhum Ford entre os 10 primeiros e os Dodge Charger ocupam as posições de sétimo a décimo, com John Andretti se consagrando o melhor representante da marca.

Num treino realmente fora do normal, a ótima classificação de Villeneuve foi um cala-boca e tanto nos lorpas e pascácios - como bem dizia Nelson Rodrigues.

E a Toyota na pole position em seu primeiro ano de Nascar, outra resposta e tanto aos críticos.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Fogo de palha", não vão arrumar nada na corrida, pois todos os primeiros do grid, principalmente os Toyota, estão com setup de classificação.

Se não acontecer um "Big One" nas 15/20 primeiras voltas, o grid certamente vai inverter.

Acredito mais no Franchitti, esta corrida promete!!!!

Anônimo disse...

Já pensou o Jacques vencendo de cara em Dega? O que a oposição vai falar?

Wallace Michel