domingo, 14 de outubro de 2007

A primeira ninguém esquece

O primeiro GP do Brasil de Fórmula 1 válido pelo Mundial aconteceu em janeiro de 1973. Na época, a temporada automobilística começava - e terminava - bem mais cedo do que hoje e tenho certeza que muita gente tem saudade dessa época. Até 1980, pelo menos, o esquema era esse: corridas na Argentina e no Brasil sempre nessa época do ano.

Isso significava na maioria dos casos, calor escaldante. Não foi exceção no dia em que Emerson Fittipaldi conquistou uma histórica vitória de ponta a ponta diante de uma platéia colossal, com margem de mais de 13 segundos sobre Jackie Stewart e sua Tyrrell.

Para matar saudades, um vídeo com o selo da TV Cultura mas claramente da transmissão da prova pela Globo, que tinha como narrador na época Júlio de Lamare, que faleceria no desastre de avião da Varig em Orly, assim como seu parceiro de transmissões Antonio Carlos Scavone, o maestro Carlos Piper e o cantor Agostinho dos Santos.

Mas pelo que já me disseram, o também saudoso Giu Ferreira participou desta transmissão. Alguém se lembra disso?

Enquanto isso, curtam a narração simples e direta de Júlio de Lamare nos bons tempos em que o Brasil era sinônimo de vitórias e títulos no automobilismo.

3 comentários:

Anônimo disse...

e eu estava lá, assistindo a prova próxima a antiga Curva do Sargento. Foi memorável.

Anônimo disse...

Quando começou as transmissões regulares ao vivo pela TV da F1 no Brasil? Você me a resposta Rodrigo?

Wallace Michel

Rodrigo Mattar disse...

Não estou muito certo, mas acho que a partir de 1972 é que o interesse aumentou. Mas a primeira prova transmitida ao vivo para o Brasil foi a da estréia do Emerson em 1970, Brands Hatch, pela Record.
Em 72, por incrível que pareça, a extinta TV Rio transmitiu algumas provas e mesmo a Tupi fez o mesmo em outros anos. A Globo passou a deter exclusividade em 1975. Em 79, a Bandeirantes fez o campeonato junto com a Globo e em 80 fez sozinha. De 81 pra cá, a Globo voltou a ter os direitos, renovados até 2010.