domingo, 21 de outubro de 2007

O mundo é bão, Sebastião!

Não é segredo de ninguém que a ChampCar há muito é um campeonato decadente. Também não é segredo que as equipes têm problemas financeiros e uma delas - a RuSPORT, vai deixar a categoria após apenas três anos de participação.

E também não é segredo para ninguém que Sébastien Bourdais sobra na turma.

O piloto francês chegou nesta madrugada ao quarto título consecutivo na categoria estadunidense de monopostos, que pela primeira vez em 28 anos não fez uma corrida sequer em circuitos ovais, usando para tanto o chassi Panoz DP01 - projetado para autódromos e/ou pistas de rua.

Em que pese a relativa facilidade com que conquistou o campeonato, Bourdais já vinha mostrando há muito que merecia sorte melhor na carreira. E ano que vem acredito que todo seu esforço será recompensado, pois formará com o quase-xará Vettel uma dupla promissora e do barulho na Scuderia Toro Rosso.

Ele volta a pôr a bandeira francesa num lugar onde nunca deveria ter saído: a Fórmula 1.

Bienvenue, Bourdais! O Velho Mundo lhe aguarda com carinho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Tião por ter fechado mais uma temporada com o título (o primeiro tetracampeão da história da Champ Car). Inexplicável essa demora da Fórmula 1 em trazer o talentoso francês de Le Mans. Somente agora que o Shumi estava prestes a sair é que as equipes largaram de mão de usar em larga escala o expediente de usar pilotos pagantes ou de esquema para preencher as vagas. Ao menos nesse ponto a F-1 evoluiu positivamente.

Agora resta saber o que será da Champ Car ano que vem após mais um campeonato conturbado e mal organizado, demonstrando níveis de amadorismo nunca antes vistos em grandes categorias do automobilismo.

Será que agora chegou o fim da Champ Car? E a IRL vai sumir do mapa também?

Wallace Michel

Gustavo Lovatto disse...

Se tiver um carro minimante bom (O que será um milagre), Tião têm tudo pra uma excelente temporada.

A Champ Car está definhando, mas pelo menos supera a IRL no quesito "Independência": A IRL é dependente da Honda. Como é provável que os japoneses se vão assim que acabar o contrato, dificilmente a IRL irá sobreviver. Se sim, irá ficar muito fraca. Nisso a Champ Car ganha: Têm um motor própio (A Cosworth americana é de propiedade do Kevin Kalkoven e do Gerald Forsythe, os mandas chuvas da Champ Car, já que o Gentizolli é membro fantasma). Aposto que ano que vem a Champ Car deve ter um bom ano, sem amadorismos.

Sobre a RuSPORT, o novo dono dela (Dan Petit) é também dono da PKV. Era meio óbvio que talvez o time devesse sair. E isso ocorreu.