quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Pequenas maravilhas - Batmóveis!



Sempre fui fã do seriado Batman, vibrava com a luta do Homem-Morcego e do Menino-Prodígio Robin para proteger Gotham City da Mulher Gato, do Charada, do Pingüim e do Coringa. Adoro aquelas onomatopéias (SOC! POW! ZING! BIFF!) que apareciam no programa de TV e como conseqüência, até comprei o DVD com o longa da dupla de super-heróis.

Mas o que mais me encantava, sem dúvida, era o Batmóvel (na foto acima), o carrão negro onde Batman e Robin se locomoviam, com toda a sorte de artefatos e dispositivos capazes de ajudá-los na perseguição aos eternos vilões que tiravam o sono da cidade e do comissário Gordon.

O tempo passou, passou e passou. Nos últimos 18 anos, inúmeras tentativas foram feitas para a magia reaparecer. Michael Keaton não convenceu no filme "O Retorno" como o Homem-Morcego, sem o Robin. Vieram Val Kilmer e - pasmem - George Clooney na produção onde Robin regressou, interpretado por Chris O'Donnell e que marcou a aparição da Batgirl.

Enfim... o que eu quero dizer é que os ares da modernidade tiraram a aura misteriosa do Batman e até a interpretação sobre sua dúbia sexualidade foi deixada de lado, já que nos três primeiros filmes os diretores insistiram em excluir Robin do imaginário das histórias do Homem-Morcego, como se ele não existisse.

E mesmo o Batmóvel foi totalmente descaracterizado em sua versão "muderna". Ficou feio, ruim, uma tranqueira só.


Mas ter tanto o velho Batmóvel quanto o novo por si só é algo que me orgulha. As duas miniaturas, a propósito, são em escala 1/64 e feitas pela Mattel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

não se esqueça de Batman Begins com Christian Bale que foi muito bom, e fez juz ao "Cavaleiro das Trevas".

Todos os outros foram fraquíssimos o do George Clonney putz ! foi a mancha negra da filmografia dele.

abs

Filipe W

Carlos Garcia disse...

Não se esqueça de me avisar com certa antecedência quando vier a São Paulo... preciso te levar a alguns lugares onde vc verá "Pequenas Maravilhas" diversas...

Gosto dos dois batmóveis, acho que cada um em seu tempo consegue representar a aura de mistério, embora o primeiro seja mesmo o mais bonito.

Só não concordo quando vc critica Michael Keaton, risos... pra mim ele até hoje foi o melhor Batman embora não tivesse tamanho para tal. Não é bem o tipo de coisa que gosto de prestar atenção, mas o olhar dele como Batman foi o que mais chegou próximo ao dos gibis.

Viva a DC Comics, Viva Lanterna Verde!!!

kkk

ps. Como bem sabe não sou palmeirense, apenas tenho como personagem favorito o Lanterna Verde, pena que ressuscitaram o Hal Jordan, era melhor não terem matado-o!!!