O carro foi assim batizado porque o bravo “Arguina” teve a idéia de serrar a capota do modelo 2002 que a CEBEM alinhava nas provas de Endurance. Com folhas de alumínio em torno do cockpit, o carro poderia perfeitamente ser confundido com um caixão sobre rodas: virou o “Esquife Voador”.
As fotos aqui abaixo são sensacionais: na primeira, “Arguina” e Paulão Gomes (ele mesmo, já com a calvície aparente) prestam atenção a um mecânico. Na de baixo, vemos Ciro Cayres “castigando” a BMW nos 1.500 km de Interlagos de 1971, prova que venceu em dupla com Jan Balder. Detalhe: como se vê, Cirão corria de capacete aberto, óculos de competição, camiseta esporte e sem luvas!
Agora entendi porque o Balder ironizava tanto o Cyro em seu livro “Histórias do Automobilismo Brasileiro”, quando ele dizia que o experiente piloto queria “ar na cara” correndo com a BMW.
Ah... antes de agradecer pelas fotos, o Ricardo quer saber do José Augusto como ele pode fazer para adquirir a miniatura da BMW “Esquife”.
Apareça, José Augusto, e revele o segredo! E Ricardo, obrigado por compartilhar conosco belas imagens do seu acervo!


2 comentários:
Engraçado mas nesta época , talvez por causa deste carro, houve uma febre de carros com teto cortados.
abs
Filipe W
Mattar,
Sem querer ser o chato de plantão, uma pequena correção. O BMW Esquife correu de 69 a 72, sendo sua última prova - salvo engano - os 200 Km Brasileiros em BH, onde Paulão capotou espetacularmente nos treinos com o Esquife, sendo obrigado a participar da prova com outro 2002 Ti do Aguinaldo, onde...capotou de novo, tendo o carro incendiado.
Postar um comentário