segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O esquife voador

Abro a minha caixa de e-mails e me deparo com uma grata surpresa: uma mensagem de Ricardo Goes, filho do saudoso Aguinaldo Goes Filho, o “Arguina”. Anexa a ela, três fotos históricas da BMW “Esquife” que disputou provas no Brasil entre 1968 e 1972.

O carro foi assim batizado porque o bravo “Arguina” teve a idéia de serrar a capota do modelo 2002 que a CEBEM alinhava nas provas de Endurance. Com folhas de alumínio em torno do cockpit, o carro poderia perfeitamente ser confundido com um caixão sobre rodas: virou o “Esquife Voador”.

As fotos aqui abaixo são sensacionais: na primeira, “Arguina” e Paulão Gomes (ele mesmo, já com a calvície aparente) prestam atenção a um mecânico. Na de baixo, vemos Ciro Cayres “castigando” a BMW nos 1.500 km de Interlagos de 1971, prova que venceu em dupla com Jan Balder. Detalhe: como se vê, Cirão corria de capacete aberto, óculos de competição, camiseta esporte e sem luvas!

Agora entendi porque o Balder ironizava tanto o Cyro em seu livro “Histórias do Automobilismo Brasileiro”, quando ele dizia que o experiente piloto queria “ar na cara” correndo com a BMW.

Ah... antes de agradecer pelas fotos, o Ricardo quer saber do José Augusto como ele pode fazer para adquirir a miniatura da BMW “Esquife”.

Apareça, José Augusto, e revele o segredo! E Ricardo, obrigado por compartilhar conosco belas imagens do seu acervo!




2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado mas nesta época , talvez por causa deste carro, houve uma febre de carros com teto cortados.

abs

Filipe W

Mestre Joca disse...

Mattar,
Sem querer ser o chato de plantão, uma pequena correção. O BMW Esquife correu de 69 a 72, sendo sua última prova - salvo engano - os 200 Km Brasileiros em BH, onde Paulão capotou espetacularmente nos treinos com o Esquife, sendo obrigado a participar da prova com outro 2002 Ti do Aguinaldo, onde...capotou de novo, tendo o carro incendiado.