quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Um novo mercado

A lista de pilotos com passagem pelas categorias de monoposto que vão para a Nascar não pára de crescer.

Juan Pablo Montoya foi o primeiro e, questionado, o colombiano aceitou o desafio. Estreou muito bem com um carro da ARCA Series em Talladega e já venceu corridas tanto na Busch Series quanto na Nextel Cup.

O jovem estadunidense AJ Allmendinger vai comendo o pão que o diabo amassou em 2007. Trocou a Forsythe, onde vencia corridas e tinha chances de destronar Sébastien Bourdais do título da ChampCar, por um contrato com a Red Bull na Nascar. Como estreante, tem dificuldades para se classifcar nas corridas e quando consegue, conquista resultados discretos - e por que não dizer, sofríveis.

Jacques Villeneuve, tão polêmico quanto Montoyucho, fez sua primeira aparição com um Toyota da Truck Series e não comprometeu. Quer correr em Talladega pela divisão principal, num arroubo de audácia que deixou os pilotos da Nascar de cabelo em pé e os fãs torcendo o nariz para sua decisão. No Orkut e nos fóruns da vida, Jacques é chamado de besta pra baixo.

Eu sou um dos poucos que o defende. O canadense de bobo nada tem. Venceu 500 Milhas de Indianápolis e tem noção de corrida em oval. Há gente pior que ele na Nascar e ninguém fala nada.

Scott Speed, execrado na Toro Rosso e dono de uma passagem apagada na Fórmula 1, também mira na categoria estadunidense como seu objetivo futuro. O primeiro passo também será dado na ARCA Series, exatamente em Talladega.

E é lá que Dario Franchitti vai começar sua trajetória com os Stock Cars. O escocês de 34 anos assinou hoje um contrato de longa duração com a Chip Ganassi Racing e estréia imediatamente pela equipe. Na divisão principal, ele comporá equipe com Montoya e Reed Sorenson.

O anúncio da saída de Franchitti da Green para a Ganassi o elimina da disputa da Petit Le Mans no próximo sábado, em Road Atlanta. Seu substituto já foi escolhido: é Vítor Meira, que ano passado ajudou a Highcroft Racing a ser 3ª colocada na classificação geral com um MG Lola EX257. Agora o brasiliense vai de Acura ARX01-A, junto com Bryan Herta e Tony Kanaan.

8 comentários:

Gustavo Lovatto disse...

O Jacques sabe o que está fazendo. Ele têm currículo pra exigir correr diretamente na Nextel. Se não for pra fazer vexame que nem o Allmendinger, tá limpo. Apoio a idéia dele.

Anônimo disse...

Rodrigo, eu também estou entre os que defendem o Jacques Villeneuve. O cara é fera sim. É como disse o Ico hoje: "O fato da pilotagem de Coulthard ser pouco ou nada questionada, enquanto a performance tão ruim quanto de Wurz é execrada, tem uma razão de ser: a influência gigantesca da mídia inglesa, tanto dentro da Fórmula 1 como no inconsciente de muitos torcedores. Quando lhes convém, eles não hesitam em distorcer a realidade, quando ela é uma só: o tempo dos dois pilotos na F-1 já passou. Coulthard, que ao contrário de Wurz vai continuar enganando no ano que vem, deve ser muito grato por ter nascido no país certo."

É raro ter alguém que não copia a opinião de outros para dar uma de especialista. Por isso que não saio aqui do seu blog, pois pelo menos aqui vou ler uma opinião independente e bem construída mesmo sendo muitas vezes contrária a minha.

PS: ontem foi sua primeira aparição no “Linha de Chegada”? Mandou bem como sempre ao lado o Lua e do Reginaldo.

PS2: Jacques campeão da Nextel Cup em 2008 :)

Wallace Michel

Anônimo disse...

Pequenos comentários....
Montoya fez um puta troca. Além de encher o bolso até que está colhendo bons resultados.
Allmendinger está fadado a ser mais um Vitor Meira das pistas, apesar de ter algumas vitórias na Champ Car.
Villeneuve tinha um jeito único de pilotar um F1. Desse sou fã.
Speed não merece comentários.
Acho que Franchitti não fez bom negócio.
E por fim, Vitor Meira. Bom, de Vitor Meira nunca veremos nada além do que estamos acostumados a presenciar.
Abs
Marcos

Gustavo Lovatto disse...

Sei que é meio off, mas vai voltar a atualizar o Virtual Races quando?

Anônimo disse...

Só informando que o Franchtti não é um novato em carros de "turismo", ele correu e bem entre 1994 e 1996 no DTM, pela equipe AMG Mercedes, Mercedes que depois o apoiou na CART, quando correu pela Hogan

Rodrigo Mattar disse...

Bom, isso corrobora meu raciocínio de que o Villeneuve não vai fazer feio, teoricamente, por sua experiência prévia em circuitos ovais.
Mas lembremos que o DTM é uma coisa e a Nascar, outro buraco, totalmente diferente.

Carlos Garcia disse...

Bem, essa é a categoria que alguns diziam estar em crise? Ou seria essa uma reação? De qualquer forma ainda não acredito que a NASCAR deva ser parâmetro para o(s) novo(s) formato(s) que a Stock Car brasileiria deve seguir... embora o que eu digo aqui não mudará nada!!!

Montoya venceu em circuito misto, mas isso não é motivo para dizer que não sabe andar de oval pois também foi campeão da CART. Mas também não tem feito grandes coisas...;

Allmendlinger sinceramente eu não fazia a menor idéia que estava correndo por lá e este é um piloto pelo qual eu não nutro lá grande apreço;

Villeneuve para mim segue sendo "o cara". Antes da nova safra o canadense era o único piloto que me agradava com o que fazia dentro de pista. Pena que fora dela tomou decisões erradas que levaram as pessoas a também formarem opiniões erradas sobre o campeão mundial;

Speed é uma piada, falastrão, chato e burocrático ele, pelo menos, nasceu nos EUA e talvez tenha uma facilidade maior para se dar bem na categoria;

Franchitti é bom piloto e foi feita justiça em 2007 com o título que ele conquistou na IRL, vale lembrar que ele fazia também uma papel digno na ALMS;

E por incrível que pareça o único citado no belo post sobre o qual eu não consigo formar uma opinião é justamente o brasileiro, risos... esse eu pulo!!!

Anônimo disse...

Os COT´s serão uma surpresa em Dega... andar a 200mph colados uns aos outros em fila de 40 carros será uma adrenalina surreal... muitos treinos já foram realizados, mas seções com menos carros... Estarão todos os pilotos preparados para o desafio ? Como bem sabemos os COT´s embora "Mais Seguros" possuem medidas diferentes e cada centímetro nesse superspeedway, pode fazer muita diferença para um big one.
Villeneuve em Talladega acho complicado e preocupante, embora ele tenha certa experiência em ovais, Dega é Dega. Enfim, vamos torcer para um bom espetáculo, Domingo à partir das 15:00