Como o próprio nome diz, um balaio de gatos onde todo assunto vale a pena para ser comentado e discutido por quem escreve e por quem passa aqui: esporte, música, cinema, poesia, livros, amor, sexo, justiça, dinheiro e todos os temas e problemas do nosso cotidiano.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Os bons tempos da F-Ford
A Fórmula Ford, entre 1971 e 1996, passou por crises, fases de grids vazios, mas cumpriu fielmente o seu papel de categoria-escola em que pese o acachapante domínio de pilotos como Arthur Bragantini e Egon Herzfeldt nos anos 70 e 80. Juliano Moro, hoje na Stock Car, foi o último campeão e há onze anos ausente das nossas pistas, a F-Ford bem que poderia preencher uma lacuna existente no esporte.
Como se sabe que dificilmente isto acontecerá, dado que o esforço da montadora com sede em Detroit para reerguer-se no automobilismo é zero, vamos viver de lembranças. Como a desta foto de 1972 (acredito) onde com grid cheio a categoria alinhou para uma etapa do Campeonato Brasileiro em Interlagos. Nessa foto é bem visível o carro número 14 da equipe Hollywood, então guiado por Chiquinho Lameirão. Clóvis de Moraes, que tinha o patrocínio de outra marca de cigarros - Shelton - levou o título daquele ano.
E você, amigo leitor, se lembra de outros pilotos daquele tempo saudoso?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Na realidade a foto deve ser de 1971, pois Chiquinho ja estava na Motoradio em 1972. Entre outros nomes notaveis, nao podemos esquecer do Francisco Feoli, Pedro Carneiro Pereira,Arthur Bragantini, Fernando Dias Ribeiro, Amedeo Ferri, este figurinha carimbadaça. Além de Claudio Mueller, Marivaldo Fernandes, Julio Caio de Azevedo Marques...
Lembro do Gil de Ferran campeão em 87, além de uma grande leva que passou por lá. Mas venho por meio desta mensagem clamar: POR FAVOR, ONDE ESTÃO OS MONOPOSTOS DESTE PAÍS? SERÁ QUE NINGUÉM SE INTERESSA EM CRIAR OU DAR CONTINUIDADE A NENHUMA CATEGORIA DE FORMAÇÃO DE PILOTOS?
Na condição de alguem nascido em meados da década de 80, lembro pouco, mas um que lembro bem é daquele bruno minelli, porque ele tinha uma grife de roupas relativamente conhecida aqui em Sp, se não me falha o carro dele era cor "fucsia"
Lamento discordar, mas a F-Ford no seu início passou longe de ser uma categoria escola. Senão vejamos: logo no seu primeiro ano (1971) - em que pese 20 carros terem sido vendidos ao RS através de financiamento da Caixa Econômica do RGS - o campeonato foi decidido entre Francisco Lameirão e Pedro Victor de Lamare, dois experientes e profissionais pilotos, figurinhas mais que carimbadas no cenário nacional.Se revelações houveram, assinale-se Alex Dias Ribeiro, Cláudio Mueller, Leonel Friedrich e Clóvis Morais, figuras já manjadíssimas em seus Estados de origem. A destacar, entretanto, a realização de um vigoroso campeonato gaúcho, aí sim, com revelações regionais como César Pegoraro, Sérgio Blauth, Nelson Barros, José Luis de Marchi, João Luis Palmério, Ênio Sandler, Fernando Esbróglio, Pedro carneiro Pereira e os veteraníssimos Breno Fornairi e Rafaele Rosito.
Voltarei ao assunto...
Coloque: Xandy Negrão, Maurizio Sandro Sala, Alencar Jr., Norman Casari, Luis Felipe da Gama Cruz, Tom Stefani, Guga Ribas, João Bagunça Ferreira, André Ribeiro, Jaime Figueiredo, Alex Dias Ribeiro, Pedro Victor DeLamare, Luis A. Siqueira Veiga (Teleco) entre outros.
Postar um comentário