Como o próprio nome diz, um balaio de gatos onde todo assunto vale a pena para ser comentado e discutido por quem escreve e por quem passa aqui: esporte, música, cinema, poesia, livros, amor, sexo, justiça, dinheiro e todos os temas e problemas do nosso cotidiano.
terça-feira, 1 de abril de 2008
Discos que já ouvi antes de morrer (VIII) - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band / 1967
Há quase 41 anos nos acostumamos a ouvir falar que este disco dos Beatles mudou a história da música para todo o sempre. E quem propôs este vaticínio em 1967 não deixa de ter razão, até hoje.
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é o marco definitivo da chamada "segunda fase" do grupo, a afirmação de Lennon e McCartney como grandes compositores e, indubitavelmente, uma viagem pop como nenhum outro grupo ousou cometer nas quatro décadas seguintes.
Eles mergulham fundo nos mais diversos temas: o misticismo já explorado em Revolver, com "Within' You, Without You", de George Harrison; velhice, na brilhante "When I'm Sixty-Four", de Paul McCartney e, evidentemente, drogas.
Alguém já caiu nessa esparrela do John Lennon de que "Lucy In The Sky With Diamonds" seria mesmo inspirada num desenho do filho Julian? Basta o ouvinte se ligar na letra pra perceber que não é por aí. mas se John tenta desviar a atenção para uma canção tão psicodélica, Paul McCartney dá a bandeira explícita em "Fixing A Hole".
O disco em suas 13 faixas mostra o grupo melhor do que nunca, não só nas músicas contagiantes, como a clássica abertura com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", passando pela lindíssima "She's Leaving Home", as divertidas "Good Morning" e "Being For The Benefit Of Mr. Kite", além da impactante "A Day In The Life" - provavelmente escolhida a dedo para fechar o álbum.
A capa de Sgt. Pepper's também é um marco na história da pop art, onde Peter Blake concebeu em recortes de cartolina as imagens que se juntaram aos Beatles - inclusive deles próprios, remetendo ao tempo do terninho-gravatinha-botinha do início da carreira. Só não entraram na montagem final os rostos de Jesus Cristo, Mahatma Gandhi e Adolf Hitler - não se sabe se para evitar polêmicas ou mesmo porque os recortes não sobreviveram à montagem.
Este trabalho Beatle é simplesmente fantástico. E pra ficar perfeito, só faltou incluir a ótima "Strawberry Fields Forever", que marcou a ponte entre o disco de 1967 e o excepcional Revolver, de um ano antes.
Ficha Técnica de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Selo: Parlophone / EMI
Produção: George Martin
Gravado entre 6 de dezembro de 1966 e 21 de abril de 1967 nos estúdios Abbey Road em Londres
Tempo total: 39'50"
Músicas:
1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Lennon-McCartney)
2. With A Little Help From My Friends (Lennon-McCartney)
3. Lucy In The Sky With Diamonds (Lennon)
4. Getting Better (McCartney)
5. Fixing A Hole (McCartney)
6. She's Leaving Home (McCartney)
7. Being For The Benefit Of Mr. Kite (Lennon)
8. Within' You, Without You (Harrison)
9. When I'm Sixty-Four (McCartney)
10. Lovely Rita (McCartney)
11. Good Morning, Good Morning (Lennon)
12. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - reprise (Lennon-McCartney)
13. A Day In The Life (Lennon-McCartney)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário