terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tremei, Federer!

Tremei, Roger Federer! O ano começa com um revés para o suíço que domina o ranking da ATP e vinha de 14 semifinais consecutivas em Grand Slam - o conjunto dos quatro principais torneios de tênis do planeta: Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open. E o seu algoz acaba com a taça de campeão em Melbourne: Novak Djokovic, 20 anos, conquista seu primeiro grande título - que os especialistas consideram ser o primeiro de muitos.

O amigo do Globoesporte.com, Alexandre Cossenza, diz em sua recente coluna que o sérvio atingiu a maturidade. Concordo plenamente. Novak veio de uma temporada francamente ascendente, onde se notabilizou não só pelo excelente jogo, como também por um humor fora do normal, capaz de tirar até a russa Maria Sharapova do sério.

E não é pra menos: Djokovic faz uma imitação sensacional da tenista que, por coincidência, venceu na madrugada do sábado passado a final feminina. O sérvio é praticamente perfeito na caracterização de Sharapova: o jeito dela quicar a bolinha amarela, os trejeitos... nada ficou impune e ela não gostou...



Mas não destaco só o título de Djokovic. O sósia de Muhammad Ali, o francês Jo-Wilfried Tsonga, foi sem dúvida a grande zebra do Australian Open, sapecando um 3 x 0 em cima de Rafael Nadal na outra semifinal. A nova geração do tênis está, realmente, muito bem servida de novos nomes e rostos. E Tsonga, além de muito bom jogador, vai conviver com esta feliz comparação pelos próximos anos de sua carreira.

Nenhum comentário: