Testado antes do lançamento, tal como aconteceu com o novo Honda e o Williams FW30, o Renault R28 foi apresentado oficialmente hoje em Paris, capital da França. O novo carro da Régie promete ser uma franca evolução do modelo do ano passado - que esteve longe de ser competitivo na primeira metade da última temporada, melhorando muito do meio pro fim, especialmente com Heikki Kövalainen (agora na McLaren) ao volante.
A Renault busca em 2008 a volta não só aos pódios como também ao topo da F-1 e para isso traz de volta o bicampeão mundial Fernando Alonso. A acompanhá-lo, Nelson Ângelo Piquet, cuja estréia é cercada por intensa expectativa. Afinal, ele carrega um sobrenome tricampeão do mundo e vem de resultados muito bons na base, principalmente kart, F-3 e GP2 - onde só perdeu em 2006 para Lewis Hamilton.
O layout permanece o mesmo, com a duvidosa combinação de laranja, azul e branco dos patrocinadores ING e Elf. Novos apoios surgiram com o retorno de Alonso para trazer mais combustível financeiro à equipe. De diferente mesmo em relação ao carro de 2007, o R28 tem um desenho novo de suspensão dianteira, uma aerodinâmica mais refinada, a caixa de câmbio feita para durar quatro corridas e a infame asa ponte - ou boca-de-bagre, se você preferir - na dianteira.
Além da presença do presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, o lançamento contou com a presença de Flavio Briatore, dos pilotos titulares e dos test-drivers. E aí veio a surpresa: Lucas di Grassi, tido como carta fora do baralho - pois não pertence mais ao Renault Driver Development (RDD) - surgiu uniformizado e garantido como o piloto de testes principal e reserva imediato de Alonso e Piquet. Romain Grosjean e Ben Hanley, ambos da GP2, serão os outros pilotos encarregados da mesma função que Lucas, mas sem dúvida com mais obrigações na categoria de acesso que disputarão neste ano.
A propósito, Grosjean foi contratado pela ART Grand Prix e já lidera a GP2 Asian Series.
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