domingo, 27 de janeiro de 2008

E deu Ganassi... de novo




Já é algo rotineiro: a Chip Ganassi Racing vence pelo terceiro ano consecutivo as 24 Horas de Daytona, na abertura da temporada 2008 da Grand-Am.

Pegando gosto pela coisa, Juan Pablo Montoya já encarou pela segunda vez a prova e nas duas, chegou na frente. Ano passado, com Pruett e Salvador Durán. Desta vez, estavam com ele e Pruett outro mexicano - Memo Rojas Jr. - e o escocês Dario Franchitti, o novo contratado de Ganassi para a Nascar.

Aliás, o que mais pode ser dito sobre o que JPM faz no automobilismo?

Venceu em Indianápolis, em Monza, em Mônaco e agora em Daytona. Le Mans é o limite!

O colombiano continua fazendo falta à Fórmula 1, embora muita gente não ache. E tenham certeza, vai aprontar horrores na Stock Car estadunidense em 2008.

A vitória da Ganassi não foi fácil. Das 695 voltas percorridas, o quarteto que pilotou o Lexus Riley liderou 252 - um quarto, praticamente, do total. Houve 24 bandeiras amarelas também e eles cruzaram com duas voltas de vantagem sobre o quarteto formado por Jimmy Vasser / Jimmie Johnson / Alex Gurney / Jon Fogarty - estes dois últimos os campeões do ano passado.

Os brasileiros tiveram participação destacada. Apenas Thomas Erdos, que dividia um Pontiac Fabcar com outros quatro pilotos, abandonou. Vítor Meira andou forte, mas seus companheiros de equipe não estiveram à altura e o Porsche Crawford da Vision ficou fora dos 20 primeiros colocados.

Hélio Castroneves, por seu turno, andou muito bem com o Pontiac Riley da Penske-Taylor, em conjunto com Ryan Briscoe e Kurt Busch, chegando em terceiro no geral - uma posição à frente de Ricardo Zonta (que vai correr em Le Mans com a Peugeot) / Nic Jönsson / Darren Turner.

Mas o melhor desempenho foi de Raphael Matos, que contribuiu para a vitória da Mazda na classe GT, com o RX-8 da equipe Speedsource. Ele dividiu o carro com Nick Ham / David Haskell / Sylvain Tremblay, derrotando o esquadrão de pilotos e carros oficiais da Porsche para terminar em nono na geral - um excelente resultado.


Classificação final:


1. Franchitti/Montoya/Pruett/Rojas
Lexus Riley 695

2. Fogarty/Gurney/Johnson/Vasser
Pontiac Riley 693

3. Briscoe/Busch/Castroneves
Pontiac Riley 689

4. Jonsson/Turner/Zonta
Pontiac Riley 688

5. Angelelli/Taylor/Taylor/Valiante
Pontiac Riley 687

6. Negri/Patterson/Rahal/Wilson
Ford Riley 680

7. Gavin/Krohn/van de Poele
Pontiac Riley 678

8. Goossens/Hunter-Reay/Matthews/O'Connell
Pontiac Riley 676

9. Ham/Haskell/Matos/Tremblay
Mazda RX-8 664

10. Ballou/Lally/Miller/Westbrook
Porsche GT3 Cup 657

Nenhum comentário: