quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Fórmula Aurora - a baba do quiabo

Por alguns anos, um campeonato chamado Aurora AFX Championship - aqui Fórmula Aurora - com provas disputadas na Europa e principalmente na Inglaterra, movimentou o mercado de antigos carros de Fórmula 1, tornando-se uma oportunidade para pilotos que não conseguiam lugar ao sol na categoria máxima e também não tinham chance na F-2 européia.

Dezenas de pilotos que fracassaram na F-1 ou obtiveram pífios resultados nela, surgiram na F-Aurora. Alguns ficaram por lá mesmo.

Abaixo, você pode ver alguns dos carros e pilotos que fizeram parte da história da categoria. Divirtam-se.

David Kennedy - Wolf WR5 Cosworth - Brands Hatch, 1979

Emilio de Villota - Williams FW07 Cosworth - Brands Hatch, 1980

Ricardo Zunino - McLaren M23E Cosworth - Silverstone, 1979

Gordon Smiley - Tyrrell 008 Cosworth - Zolder, 1979

Desiré Wilson - Wolf WR4 Cosworth - pista não sabida, 1980

4 comentários:

Caíque. disse...

Ricardo Zunino...junto com o outro Ricardo, o Rosset, os dois piores pilotos de F1 que vi correr...e ambos de Tyrrel. O Zunino era Test Driver da Hewland, porque era de uma brutalidade ao passar as marchas que doía em quem estava vendo e ouvindo a corrida.
Li em algum lugar que o Zunino era meio argentino, meio brasileiro, alguém sabe algo a respeito?

SHEILA MELISSA DANTAS disse...

parabens pelas materias
www.paddockformula1.blogspot.com

Hurricane disse...

Ricardo Zunino nació en la provincia argentina de San Juan. Si además tiene brasileros en su árbol genealógico, no lo sé. Con respecto a los patrocinantes que se ven en la foto, la marca Gallo, que se observa en la trompa del M23 corresponde a un arroz que se vende aquí, y Levi's (en el casco) es una conocida marca de jeans.
Creo que para la época de la foto, Zunino todavía no había debutado en la Fórmula Uno, dado que su primer carrera fue Canadá'79 por el retiro de Lauda.
Saludos!

walter disse...

Essa F Aurora era interessante porque isolava, de modo competitivo, os melhores (que corriam na F1) e os piores (que corriam na FAurora.
É impressionante que naquele tempo havia tanto carro e tanto piloto que o 'grid' da F1 lotava e ainda havia carro, piloto e dinheiro para um campeonato paralelo.
Bons tempos.
Boas fotos.
Manda mais!