sábado, 5 de abril de 2008

TIMMY!

A Ferrari tinha toda a vantagem do mundo por ter treinado no Bahrein durante a pré-temporada, onde andou com a Toyota e enfiou 2 segundos goela abaixo dos japoneses. Felipe Massa era o senhor absoluto do topo da folha de tempos e todo mundo achava que a pole position ficaria com o brasileiro.

Pois é... não ficou.

Quarenta e seis anos desde a pole de um carro feito na Alemanha - no caso o Porsche, com Dan Gurney no GP da Alemanha de 1962 em Nürburgring (ótima informação "chupada" do Blog do Capelli), eis que a BMW coloca seu F1.08 na primeira posição no grid.

Obra e graça de Robert "Timmy" Kubica, o polonês de nome difícil e nariz tão grande quanto a vontade de acelerar.

Que o cara era bom, muita gente já sabia. Quando veio aqui correr como convidado numa prova de Fórmula Renault em Interlagos, enfiou mais de um segundo na turma. E olha que ele não conhecia o traçado paulistano. Venceu a corrida com sobras e deixou muita gente de queixo caído.

Kubica fez a trajetória certinha para chegar à Fórmula 1. Uma carreira repleta de vitórias no kart e na base. Caiu nas graças da BMW, pegou a vaga que ficou disponível com a saída do canadense Jacques Villeneuve em 2006, fez seu primeiro pódio no GP da Itália daquele ano e já em 2008 foi segundo na Malásia.

Ocioso dizer que o polaco também sobreviveu a um grande acidente, por ocasião do GP do Canadá. E que voltou tão "acelerado" quanto antes.

Pior para Nick Heidfeld, seu companheiro de equipe. Pior para os adversários, que achavam que a BMW não faria grande coisa após os testes de pré-temporada e vão se surpreendendo com as repetidas boas colocações dos dois pilotos.

Hoje, Kubica faz história. Afinal de contas, é a primeira vez que um piloto da antiga "Cortina de Ferro" sai na pole numa prova da Fórmula 1.

Palmas para o "Timmy"!

Analisando o grid, além da pole de Kubica, poucas surpresas. Só Massa, entre os brasileiros, passou para a Q3. McLarens e Ferraris ficam misturadas nas primeiras posições de segundo a quinto, com Heidfeld em sexto. A Williams se recuperou bem do fiasco da Malásia e a Toyota continua em boa fase. Alonso levou de novo o Renault para a Q3, mas não foi além de décimo.

Barrichello fez o que pôde com o Honda e larga em 12o., duas posições adiante de Nelson Ângelo Piquet, que vai evoluindo. Outro destaque do fim de semana é que Sébastien Bourdais desta vez não foi eliminado na Q1, façanha que coube ao seu quase-xará Vettel - que não se adaptou à pista.


8 comentários:

Victor Menezes disse...

TIMMY!

E um certo narrador insiste em dizer que o Massa está mais pesado... êê ufanismo exagerado...

Unknown disse...

Realmente percebo que você não gosta do Massa, e não fez nenhum comentário ao fato da BMW possivelmente estar mais leve com pouca gasolina.
Pois o Heidfeld está bem atrás.

Kubica é muito bom sem desmerecer. Torço por ele, mais que a Mclaren e Ferrari. Agora, não podemos desmerecer o Massa, ele se posicionou conseguindo ficar na primeira fila na frente dos seus adversário. Parece estar focado.

Speeder76 disse...

Essa referência à personagem do South Park está demais... LOL! Independentemente do que acontecer, ele já tem o seu lugar na história. E vai ser bom.


Agora o resto... pode ser que não ganhe, pode ser que beneficie do azar dos outros, pode ser até que o Massa "acerte" o passo, embora eu já esteja no "partido dos cépticos"...


Veremos. Assistirei atentamente à corrida.

Vik disse...

Isso vai mesmo pro partido dos céticos.

Porque sua torcida já não ajuda em nada.

Anônimo disse...

Parabéns ao Robert "Timmy" Kubica pela pole, porém a vitória em Sakhir será do Raikkonen.

Rodrigo Mattar disse...

Tá falando de quem, Vik? De mim? Se não está satisfeito com o que escrevo, por que ainda vem visitar o blog? Ter opinião contrária aos outros que puxam o saco do Massa é errado? Pelo contrário... existe uma coisa chamada democracia. O Massa não é tudo isso como piloto mesmo e a temporada de 2008 vai provar que eu e muitos temos razão.

Vik disse...

Ah? Educação 0 né meu nobre.

Eu questionei justamente o "partido dos cépticos" citado pelo Speeder_76. Não fiz nenhuma menção sobre seu blog.

Não sei quem é você. Mas parece que trabalha na SporTV. Engraçado que eu gostaria muito de ver você discutir ai dentro, como você faz aqui sendo bastante ignorante.

Eu particularmente não vou discutir o conceito de democracia contigo, porque quem não sabe História, não é capaz de entender.

Rodrigo Mattar disse...

Eu também não vou discutir absolutamente nada com você, Vik. Até porque você não veio rebater quando escrevi que o Balestre foi sim um agente duplo na II Guerra.
Procure se informar melhor antes de vir criticar os outros.
Ah... o canal é O Sportv e não A Sportv.
Quanto a querer discutir com o Speeder, faça isso no blog dele. Não aqui.