terça-feira, 15 de abril de 2008

Mortadelo e Salaminho


Nos anos 50, quando a Espanha não tinha ídolos no esporte e o Real Madri ainda engatinhava sua trajetória de títulos europeus de futebol, surgiram dois personagens pra lá de hilários e atrapalhados - obra e graça do catalão Francisco Ibañez: Mortadelo e Salaminho.

Os dois foram criados em 1957 como uma paródia da dupla Sherlock Holmes & Dr. Watson. Agentes "secretos" da T.I.A (Técnica em Informações Avançadas) - também uma sacanagem em cima da CIA, a central de inteligência estadunidense - eles se envolviam nas situações mais bizarras com a ajuda do chefe Super, do Professor Bactério, cheio de invencionices, e da secretária Ofélia, sempre aparecendo na hora errada.

As histórias da dupla também misturaram ficção com realidade. Num dado momento, o general Pinochet poderia ser visto junto com o Tarzan. Ou então, o Super-Homem com o príncipe Charles, no mesmo episódio em quadrinhos.

No Brasil, Mortadelo e Salaminho foram publicados pela extinta Rio Gráfica Editora (RGE), em revistão e depois em revistinha. E pela editora Cedibra, com 29 excelentes e bem editados álbuns disputados a tapa por colecionadores em sebos e sites de leilões virtuais.

Entre os títulos publicados, um deles é simplesmente hilário: "A T.I.A contra a S.O.G.R.A".

Em 2003, com produção espanhola, foi lançado o filme Mortadelo e Salaminho (Mortadelo y Filemón) que reproduz, com absoluta fidelidade, as situações inusitadas da dupla de agentes mais bizarra da história dos quadrinhos. O filme já passou por aqui em TV a cabo e é realmente muito divertido.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mortadelo e Salaminho...
Muito bom!!
Eu tenho este álbum: A T.I.A. contra a S.O.G.R.A. e outros lançados no Brasil.
Grande lembrança Mestre Mattar!!

L-A. Pandini disse...

Eu adorava!!!! "O Sulfato Atômico" foi uma das histórias editadas em revistão e era de morrer de rir.

Em 1996, "Mortadelo e Salaminho" já era raridade por aqui. A internet engatinhava e ainda não havia E-bay, Mercado Livre, essas coisas... Aproveitei uma viagem profissional à Espanha e comprei os dois "revistões" deles que encontrei. Em espanhol, ficava mais engraçado ainda.

Belíssima lembrança. Vou ler os meus! (LAP)

Anônimo disse...

Cacilda, esse era do tempo do guaraná de rolha !

Mas era bom demais !

Mortadelo e Salaminho junto com Tintim e Asterix eram meu livros de cabeceira. hehehe

abs

Filipe W

bwilson disse...

Possuo alguns Mortadelo e Salaminho comprados nos anos 70 mas faltam alguns, alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

Meu Deus, por que não guardei essas revistinhas !!!...

Era pivete e não tinha bola de cristal... Mas rachei o bico com esses dois na época.

bwilson disse...

Quem puder, entre em contato e poderíamos tirar cópias talvez (melhor) coloridas dos gibis e trocar. Qualquer despesa, eu negociaria. Obrigado!

Mortadelo e Salaminho disse...

Iniciativa Mortadelo e Salaminho de volta ao Brazil, leia os álbuns em PDF: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_26247958