quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O crescimento da GT3

Enquanto a Stock Car diminui equipes e competidores, e apresenta um regulamento tão inverossímil que eu nem vou me dar ao trabalho de comentá-lo, a GT3 vai para um segundo ano em terras tupiniquins, em notável crescimento.

Duvidam? Na primeira temporada, tivemos por aqui Ferrari F430, Dodge Viper Competition Coupé, Porsche GT3 RSR e Lamborghini Gallardo.

Além destes quatro modelos, em 2008 já temos - confirmadíssimos - os Ford GT-R preparados pela suíça Matech e pelo menos um Corvette Z06 GT3.

Dos carrões estadunidenses da marca oval de Detroit, dois já são conhecidos: o primeiro é de Nelson Piquet, o tricampeão mundial de Fórmula 1, que vai dividir assento com a jovem revelação Cássio Homem de Mello, de 22 anos.

O outro é de mais um nome ilustre: Walter Salles, ele mesmo, um entusiasta confesso dos carros velozes e um dos melhores representantes do país na Sétima Arte. Waltinho experimentou a categoria na rodada dupla de encerramento ano passado. Viu, gostou e foi "picado pela mosca azul".

A organização do campeonato garante que há outros três Ford GT-R confirmados, mas cujos compradores não foram revelados. O diretor técnico do campeonato, Ivo Sznelwar, informa que caso estes cinco carros apareçam de fato no país, apenas mais outro modelo Ford poderá correr na GT3. É que o limite é fixado em seis unidades por modelo.

Um exemplo: já existem seis Ferrari F430 disponíveis aqui. E duas duplas estão confirmadas: Rafael Derani / Cacau Ricci e Giuliano Losacco / Walter Derani.

Enquanto isto, deliciem-se com a foto do novíssimo Porsche 997 GT3 Cup (obrigado pela correção, Panda!) que terá pelo menos uma dupla: Antonio Hermann / Valdeno Brito - que foi quem me mandou o link de uma página sueca com as fotos do carro do cavalinho empinado de Stuttgart.

2 comentários:

L-A. Pandini disse...

Camarada, permita-me fazer um reparo. O 911 GT3 que corre no GT3 FIA (e, portanto, no GT3 Brasil) não é o GT3 RSR (de endurance) e sim o 911 GT3 Cup, com algumas modificações. Para 2007, a Porsche homologou essa variante "modificada" como GT3 Cup S.

Mandei release sobre o Cup S há alguns dias. Se você não recebeu, me avise. Abraços. (LAP)

Anônimo disse...

Por acaso ja saiu o calendario da GT3?
Alguma previsão de quando correrão em SP?

abs