segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Carolina

Excetuando-se os nomes compostos femininos, não foi difícil descobrir qual é a grande inspiração dos compositores brasileiros: Carolina.

A primeira delas surgiu literalmente 'nas coxas', pois Chico Buarque de Hollanda escreveu a letra da sua "Carolina" num avião, para inscrevê-la posteriormente no Festival Internacional da Canção de 1967, quando foi defendida por Cynara e Cibele, terminando em terceiro atrás de Margarida e Travessia.

Anos depois, veio a "Carolina Carol Bela" sonhada e imaginada por um paulistano e um carioca, de vertentes e influências musicais distintas. Um, parceiro de Vinícius de Moraes. O outro, autor de samba-rocks irresistíveis: Toquinho e Jorge Ben, numa improvável parceria, construíram outro clássico da MPB.

Balanço e suingue também eram marcas registradas das canções de Bebeto, intitulado "O Rei dos Bailes". O sumidíssimo compositor, que permanece na ativa, com certeza deve ficar feliz por ver as novas gerações curtindo a "Menina Carolina", que foi hit dos anos 70.

Por último, até Seu Jorge arriscou homenagear Carolina. Apenas e tão somente "Carolina", faixa do seu primeiro álbum-solo, Samba Esporte Fino. Balançada e animada como a música de Bebeto, a "Carolina" do antigo mendigo e vocalista do Farofa Carioca também bota pra quebrar nas pistas de boates por aí afora.

Com vocês, as Carolinas da MPB.







2 comentários:

Anônimo disse...

e aí meu camarada
to aqui ouvindo suas carolinas,deve ter uma fazendo sua cabeça!hehehehe
te fazendo voar baixo
um abração
andré

Anônimo disse...

como diz o amigo aí de cima,tem uma carolina fazendo sua cabeça,pq nem de longe esse nome é o mais cantado,nem mesmo o mais famoso em canção,apesar te ter sido cantado por Chico Buarque de Holanda.