quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Discos que já ouvi antes de morrer (VI) - Are you experienced / 1967


A fulgurante carreira de Jimi Hendrix no comando do Experience e depois da Band of Gypsys teve um ponto de partida que é considerado simplesmente brilhante na história da música e especialmente do rock and roll: o disco Are you experienced, com produção de Chas Chandler, ex-baixista dos Animals e que apresentou ao guitarrista os excelentes Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria).

Hendrix tivera uma carreira pouco expressiva nos EUA até conseguir destaque como músico de apoio de Little Richard. Saído de Seattle, onde nasceu, foi parar na Inglaterra levado por Chandler e com o auxílio deste, montou o Experience com os dois músicos supracitados.

Canhoto, o guitarrista tocava uma Fender Stratocaster como nunca mais se viu. Simplesmente ele não invertia as cordas, como fez Paul McCartney nos Beatles: Jimi tocava tal como um destro e com um domínio monumental do instrumento. Suas explosivas performances no palco, os improvisos de fazer cair o queixo de nomes consagrados como Eric Clapton e a capacidade tremenda de explorar os sons como ninguém o tornaram A referência musical do rock e do blues na segunda metade dos anos 60.

Para surpresa nenhuma, o disco de estréia de Jimi Hendrix e seu Experience é considerado um dos dez melhores "de estréia" do rock em todos os tempos. A qualidade das canções salta aos ouvidos de saída, com "Fire" e "Manic depression". "Red House" é a primeira viagem blueseira de Jimi no álbum, alternando com rocks psicodélicos tais como "Love or confusion" e "Third stone from the sun". A excepcional "Fire", com o famoso refrão let Jimi take over, seria anos mais tarde regravada por dezenas de grupos ou artistas que consideram o músico de Seattle uma tremenda referência.

A versão em CD, lançada 30 anos depois do disco original, continha outras quatro faixas de igual qualidade e excepcionais performances de Hendrix: o clássico "Purple haze" - que fez até defunto levantar da sepultura quando foi tocada em Woodstock; a excepcional "Hey Joe", clássico instantâneo do guitarrista, mas escrita por Billy Roberts; a suingada "Stone Free"; e a balada "The wind cries Mary".

Sem nenhuma faixa que pode ser considerada tapa-buraco, Are you experienced é um disco incrível, calcado na melhor tradição do rock, do blues e da psicodelia. Quarenta e um anos depois de lançado, soa novo em folha - tal como na época em que Jimi Hendrix deixou de ser um mero coadjuvante da música para brilhar intensamente ao lado dos que tinha como ídolos.

E que se tornaram, obviamente, seus fãs.


Ficha técnica de Are you experienced
Selo: Reprise / MCA
Produção: Chas Chandler
Gravado na Inglaterra entre 26 de outubro de 1966 a 3 de abril de 1967
Tempo total do disco: 40'07"

Músicas (*):

1. Foxy lady (Hendrix)
2. Manic depression (Hendrix)
3. Red house (Hendrix)
4. Can you see me (Hendrix)
5. Love or confusion (Hendrix)
6. I don't live today (Hendrix)
7. May this be love (Hendrix)
8. Fire (Hendrix)
9. Third stone from the sun (Hendrix)
10. Remember (Hendrix)
11. Are you experienced (Hendrix)

(*) A versão em CD lançada 30 anos depois incluiu as seguintes faixas:

12. Hey Joe (Billy Roberts)
13. Stone Free (Hendrix)
14. Purple Haze (Hendrix)
15. 51st Anniversary (Hendrix)
16. The wind cries Mary (Hendrix)
17. Highway Chile (Hendrix)

Um comentário:

Luiz "OKRASA" Salomão disse...

Mattar, tenho o primeiro na minha coleção de vinil, pode!
abs
LS