sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O último sobrevivente

Tony Rolt em ação a bordo do ERA "E" em Silverstone, 1950: lá se foi o último sobrevivente da primeira prova da história da F-1

A notícia pululou nos sites de automobilismo e também nos blogs de amigos e jornalistas que militam no métier: Tony Rolt, o único sobrevivente da primeira e histórica corrida da Fórmula 1 em Silverstone, que contou com outros 20 participantes, morreu na última quarta-feira, dia 6, aos 89 anos de idade.

O britânico não teve grande passagem pela F-1. Além da prova inaugural da categoria, disputou outras duas na Inglaterra em 1953 e 1955. Abandonou todas e seu melhor resultado foi o 10o. lugar no grid da prova de 53, correndo com um Connaught.

Mas aquele ano não foi de todo mau: em provas extracampeonato, Rolt conquistou seis triunfos nas 40 corridas que competiu. E nas 24 Horas de Le Mans, dividindo um Jaguar "C Type" com Duncan Hamilton, venceu a corrida, batendo o carro que tinha como um dos tripulantes o mito Stirling Moss.

Rolt sai da vida e entra para a história como um completo desconhecido, pelo menos por aqui. Mas os ingleses saberão reverenciar seu feito em Le Mans e o homenagearão como ele merece.

Nenhum comentário: