Este 22 de fevereiro marca, 12 anos depois da cizânia envolvendo o USAC, Tony George e a então CART, a volta de uma única categoria de monoposto nos Estados Unidos. ChampCar e IRL, enfim, estão juntas, de novo.
Um curto comunicado emitido em nome de Kevin Kalkhoven e Tony George, os dirigentes máximos de ambas as categorias, confirmou a decisão, assinada ontem em Chicago.
De todo modo, é uma decisão onde o automobilismo sai ganhando. Afinal, é melhor ter uma boa categoria, com equipes grandes como Penske, Ganassi, Andretti-Green, Rahal-Letterman e Newman-Haas-Lanigan juntas do que separadas em duas competições capengas e que vinham "tomando nabo" da Nascar.
A ChampCar, coitada, já vinha se arrastando em situação pré-falimentar e nem a troca dos chassis Lola pelo Panoz surtiu algum efeito. O pior foi ver o desperdício de talento de Sébastien Bourdais, que pelo menos deixou os EUA com quatro títulos no bolso antes de ir para a Fórmula 1.
Sai ganhando também as 500 Milhas de Indianápolis, pois o evento mais tradicional do mundo em circuitos ovais vinha também sofrendo com a parca adesão das equipes à corrida e constantemente Tony George se socorria do expediente de injetar dinheiro em times menores para completar o grid com os 33 carros regulamentares. Não foi à toa por exemplo que vimos casos como o de Roberto Moreno, que alinhou neste ano com um Panoz de 2003!
Uma coletiva de imprensa será realizada em breve. Nela, serão anunciados os detalhes desta operação e o que muda a partir da união dos dois campeonatos. Certo é que a categoria terá mais corridas em mistos e Long Beach deve, de saída, integrar o calendário.
4 comentários:
Só espero estimado blogueiro tricolor que essa realmente seja uma retomada do caminho de sucesso que a Indy (a verdadeira) deixou perdida no já muito distante ano de 1995. Como saudosista daquela época (e torcedor e entusiasta dos Champ Cars) é só o que eu posso querer.
Wallace Michel – Goiânia, Goiás.
Ao que tudo indica, Surfers Paradise (Austrália) e alguma pista canadense também deverão entrar no calendário.
Agora será IRLCAR ou CHAMPIRL ?
Agora só falta tirarem aquela besteira de Chassis, motores e pneus iguais para as equipes.
Postar um comentário