quinta-feira, 4 de maio de 2006

Torneio Rio-Minas (é pra paulistada engolir essa...)

A partir desta quinta-feira, como uma "homenagem" aos que declaravam o futebol carioca morto e enterrado a ponto de um colunista (?) vaticinar, do alto de sua imbecilidade, que Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense cairiam - os quatro - para a Série B do Brasileirão em 2007, vamos chamar a Copa do Brasil de Torneio Rio-Minas.

E por que?

Ora... porque nas semifinais haverá três times do Rio - Fla, Flu e Vasco, mais o perigoso Ipatinga, vice-campeão mineiro e que só perdeu neste ano uma ínfima partida - justamente a decisão do Estadual contra o Cruzeiro.

Quem vai pegar este rabo de foguete é o Flamengo, que só enfrentou em seu caminho times de baixíssimo escalão - ASA de Arapiraca, ABC de Natal, Guarani e Atlético Mineiro, todos nas Séries B e C do Brasileiro.

O Ipatinga perdeu meio time, dizem. Saíram três pro próprio adversário de quarta-feira que vem, um zagueiro foi para o Grêmio e seu lateral-direito acaba de ir para o Santos, a última vítima da sensação do torneio.

Na outra chave, o Fluminense, classificado desde ontem, vai pegar o Vasco, mordido pelo fato de não poder jogar no último domingo em seu estádio o clássico do Campeonato Brasileiro que terminou em empate de 1 x 1. Mas não custa nada lembrar aos bacalhaus:

Em 2000, no único confronto entre as duas equipes na Copa do Brasil, deu Fluminense. Empate em um gol no Maracanã e outro em dois no campo de São Januário, com belíssimas atuações de Roger. Eliminamos o Vasco, mas caímos diante do Atlético Mineiro.

Enfim, voltando ao presente, o que eu quero dizer é o seguinte:

Trata-se de um esforço comovente do futebol carioca em demonstrar força, queira ou não a imprensa de São Paulo, que terá que engolir essa. E já se sabe: um time do Rio está assegurado na decisão - Vasco ou Fluminense.

Além do mais, enquanto eles prepotenciam a "força" do futebol paulista, puxamos pela memória e lembramos do seguinte:

Nos últimos cinco anos, qual foi o destino de Botafogo de Ribeirão Preto, Palmeiras, Portuguesa e Guarani?

A Série B, eu respondo.

E quantos cariocas caíram nesse período? Um só né?

Então tá...

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas ele voltou ao contrário dos paulistas tirando o Palmeiras. hehehehehe

Por falar nisso, e o Corinthians? A PF atrás do financiador da "parceira" nas tribunas e a PM "educando" os fiéis nas arquibancadas.

Depois o futebol do Rio que é bagunçado.

Mais uma: o Flu está curado da síndrome do Barrichello contra o bacalhau? Com o elenco que tem não pode nem pensar em perder essa vaga.