terça-feira, 30 de maio de 2006

Filmes Velozes I

Eu sou um apaixonado por automobilismo desde criança, todo mundo sabe.

Então já que é assim, vou aproveitar o meu blog pra comentar sobre cada filme que tem automobilismo que eu já vi na minha vida.

Não poderia começar com outra película que não o épico Grand Prix.



Quarenta anos atrás, John Frankenheimer revolucionou na telona trazendo o glamour e os bastidores escusos da Fórmula 1 para os cinéfilos de plantão.

A música de abertura (cortesia do maestro Maurice Jarre, pai do músico Jean-Michel Jarre) é inesquecível, assim como as cenas iniciais gravadas em Mônaco, onde acontece um grave acidente com os pilotos Pete Aron (James Garner) e Scott Stoddard (Brian Bedford). Numa referência clara aos acidentes de Alberto Ascari em 1955 e de Paul Hawkins dez anos depois, que caíram no mar com seus carros, um dos monopostos voa para dentro da água.

E não há só isso. As presenças femininas são marcantes, em especial as de Eva Marie Saint e da cantora Françoise Hardy, cujas personagens se vêem envolvidas com os personagens de Yves Montand (Jean-Pierre Sarti) e Antonio Sabato (Nino Barlini) - os dois que viviam os pilotos da Ferrari no filme.

Outro personagem decisivo na trama é Mr. Yamura (Toshiro Mifune). Ele chega com sua equipe na Fórmula 1 disposto a vencer e tira Pete Aron, que virara comentarista de TV, da aposentadoria. Sem contar que o próprio piloto aproveita a situação de Stoddard em estado grave no hospital para se envolver com a esposa deste. Que confusão hein?

Há outros takes de corridas verdadeiramente espetaculares, espalhados por todos os circuitos da época: Clermont-Ferrand, Spa-Francorchamps, Brands Hatch e Monza, onde o desfecho do filme acontece, tragicamente, com a morte de Jean-Pierre Sarti.

Outra curiosidade é a participação de Adolfo Celi, ator italiano que foi casado com Tonia Carrero, no papel de Agostini Manetta - personagem evidentemente inspirado no Commendatore Enzo Ferrari.

O filme de Frankenheimer ganhou sete indicações para o Oscar em 1967, vencendo nas categorias técnicas de Som e Efeitos Especiais. Logicamente, não fez grande bilheteria, mas se tornou um cult movie por ser o pioneiro no quesito automobilismo.

Sem dúvida, "Grand Prix" é um filme para ver, rever e guardar na memória. E a versão em DVD está prestes a ser relançada, para o meu, o seu, o nosso deleite de quem curte velocidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo, junto com as 24 horas de Le Mans do Steve Mcqueen é um dos grandes filmes sobre automobilismo.

Se não me engano em junho ou julho, eles vão relançar Grand Prix em DVD e cheio de extras, sobre os bastidores, a sonorização (afinal eles ganharam o oscar nesta categoria) e muitos outros, já estou contando as horas e os caraminguás.

Anônimo disse...

Ola, Meu nome é Marta, sou jornalista. li que voce é um apaixonado por automobilismo e filmes de velocidade. Estamos produzindo uma matéria especial para o dia do GP de Interlagos sobre cinéfilos amantes da fórmula 1. A matéria é sobre os filmes que abordem automobilismo, formula 1 e muita velocidade. A ideia é mostrar os filmes e entrevistar cinéfilos. pelo visto, voce está dentro desse perfil. Poderia nos ajudar? De repente conhece outras pessoas com esse perfil. como faço pra falar com voce? bom, meu email é martarrocha@globo.com.
se puder faça contato.
obrigada
marta