quarta-feira, 17 de maio de 2006

Ai de nós... ai da música popular brasileira...

Olho agora uma notícia falando do Prêmio Multishow de Música e lamento pelo estado atual da música brasileira.

Na Era de Ouro dos Festivais, brotou talvez a nossa mais profícua e talentosa geração de cantores, cantoras e compositores em todos os tempos - excetuando-se os gênios Tom Jobim e João Gilberto, a saber: Chico Buarque, Jorge Ben, Gal Costa, Nara Leão, MPB-4, Caetano Veloso, Os Mutantes, Gilberto Gil, Tom Zé, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Antônio Adolfo, Tibério Gaspar, Ivan Lins, Aldyr Blanc, Gonzaguinha, Baden Powell, Paulo César Pinheiro, Martinho da Vila, Clara Nunes, Antônio Carlos e Jocafi, Raul Seixas, Fagner, Sérgio Sampaio, Sérgio Ricardo, Edu Lobo e muitos mais que a memória omitiu.

Pena que como tudo que é bom acaba, em 1972 a fonte secou e depois de uma ou outra nesga de revelações nos anos 70/80, onde surgiram por exemplo Djavan, a coisa não funcionou mais.

O rock brasileiro explodiu como uma bomba sonora mas, como tudo que é bom acaba, perdeu seu encanto com a morte dos ícones Cazuza e Renato Russo. E a perda do soul man Tim Maia foi e ainda é difícil de ser digerida para quem conviveu com o brilhantismo do síndico.

Enfim, dei muitas voltas até falar dos vencedores do prêmio do canal Multishow da Globosat.

As escolhas do público normalmente são duvidosas porque há muito tempo só toca coisa ruim em rádio, graças ao jabaculê que paga para que uma determinada faixa tenha execução maciça.

Por isso não foi difícil para Ana Carolina abocanhar os prêmios de melhor disco do ano (junto com Seu Jorge) e de melhor cantora, graças à intragável "É isso aí".

Mas não acabou: Marjorie Estiano ganhou o prêmio de revelação. Um absurdo levando-se em conta que entre os concorrentes estavam os ótimos grupos de rock Leela e Cachorro Grande, que há tempos vêm dando o sangue por um lugar ao sol na música. Marjorie é uma atriz mediana e cantora medíocre que, graças à sua participação em Malhação, virou estrela da noite pro dia. Também, alguém disse que ela cantava... e ela acreditou.

Outro absurdo: Rodrigo Amarante, do insuportável Los Hermanos, como instrumentista do ano! É.. para uma música que tem gente do brilhantismo de Jorge Benjor, Roberto Frejat, Bi Ribeiro e tantos outros, premiar o cantor e guitarrista do grupo carioca é muita falta de opção.

Mas o ponto mais baixo da noite foi, sem dúvida, a premiação de melhor música do ano: "Ai ai ai", da cabelo-de-vassoura Vanessa da Mata - outra que provavelmente acreditou nas palavras de alguém e resolveu investir na carreira de cantora. Desafinada, fraquíssima, e cantando uma música péssima... realmente ela não é do ramo.

Será que depois dessa premiação terei que viver só de lembranças?

Por isso dizem que estou ficando chato. É... pode ser.

2 comentários:

Anônimo disse...

sabe tuelho?
sou tão democrática quanto eclética em relação a música, não importa o gênero.
pra mim, música não é apenas um barulho que acontece fora de mim. música é a confirmação de quem sou, música é um encontro.
a música tem o poder de invadir. ela vai buscar vc onde estiver.
ela dá reconhecimento ao meu corpo, que reage a ela sem pudores. enquanto as palavras vestem, a música despe.
é mais ou menos o que acontece na hora do sexo, qdo a gente não está pensando em nada, deixa tudo do lado de fora e recupera a pureza de ser quem é.
a música me invade e me captura no que tenho de melhor.
não posso ouvir música impunemente, ela entra fundo.
cada uma me remete a um tempo e espaço únicos.
música erudita, canto gregoriano, jazz, blues e meu preferido rock'n'roll. mas gosto de umas bobagenzinhas tipo "ai,ai,ai". e "não sei parar de te olhar".
houve sim, o tempo que só me permitia fazer e escutar o politicamente correto. agora, procuro apenas o que me leva a boas (e as vezes, nem tão boas) sensações.
letras e sons sem maiores comprometimentos e radicalismos...
deixo que a música mexa com meu emocional. por horas, danço. por horas, canto e por horas, choro.
e só quero saber do que me dá prazer!
qdo gosto, curto.qdo não gosto ignoro. e fim...
muitos bjs.
tuelha

Anônimo disse...

KkKkK "insuportável Los Hermanos" foi fooda!!! KkKkkK
Realmente, é chata essa banda, nao aguento tanta dor de cotovelo sentimental deles... abrasss! LSMN_!