segunda-feira, 29 de maio de 2006

Fenômeno da música, doa a quem doer

Há muito tempo eu vinha me prometendo escrever sobre um cantor que eu considero um fenômeno.

Podem ter certeza de que ele merece a distinção porque, mesmo fora da mídia há muitos anos, ele consegue ter uma de suas músicas como uma das mais executadas de todos os tempos.

Este tópico não poderia ser outro senão sobre Morris Albert.

Sim, Morris Albert, que apesar do nome artístico em inglês era brasileiríssimo. E batizado Maurício Alberto Kaisermann ao nascer em 1951 no estado de São Paulo.

Depois de peregrinar como cantor e guitarrista em diversos grupos, assumiu a identidade "estrangeira" para cantar músicas em inglês. Em 1973, aos 22 anos, estourou com "Feelings", que entrou na trilha sonora da novela Corrida do Ouro, da Rede Globo.

Feelings
Nothing more than feelings
Trying to forget my
Feelings of hate

Teardrops
Rolling down on my face
Trying to forget my
Feelings of hate

Feelings
For all my life I'll feel it
I wish I've never met you, girl
You'll never come again

Feelings
Wo-o-o feelings
Wo-o-o, feel you again in my arms.

Feelings
Feelings like I've never lost you
And feelings like I'll never have you
Again in my heart

Feelings
For all my life I'll feel it
I wish I've never met you, girl
You'll never come again

Feelings
Feelings like I've never lost you
And feelings like I'll never have you
Again in my life

Feelings
Wo-o-o feelings
Wo-o-o, feelings again in my arms

Feelings...


A música entrou imediatamente no mercado internacional e alavancou a carreira do cantor. Foram 300 mil álbuns vendidos e em 1975, "Feelings" chegou ao 45º lugar do Top 100 da prestigiada publicação musical Billboard, onde permaneceu por 32 semanas.

Tanto quanto "Garota de Ipanema", "Feelings" é uma das músicas mais regravadas de um autor brasileiro - e por ninguém menos que Elvis Presley, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Johnny Mathis e Sarah Vaughan. Só feras... E foram 10 milhões de cópias no mundo inteiro.

Em 98, quem surpreendeu foi o grupo punk Offspring, ao regravar a canção no álbum Americana. Nesse mesmo ano, o francês Louis Gasté também surpreendeu Morris Albert ao acusá-lo de plágio de sua canção "Pour Toi". O caso foi parar na justiça e desde então ele tem que pagar 88% de royalties a Gasté.

A carreira de Morris não se resumiu ao que poderia ser considerado um brilharete numa época onde, além dele, muitos cantores brasileiros como Michael Sullivan, Julian, Chrystian e Mark Davis exploraram o filão das músicas em inglês.



Em 1975, ele lançou "Leave Me" com pompa nos EUA e dois anos depois foi recebido como popstar para uma apresentação histórica no Maracanãzinho, onde deitou e rolou com seus hits e apresentou mais um sucesso: "Conversation".

Can we have a conversation ?
Walk together for a while
Just for your own information
I have enough time for us

I'm getting tired of all these matters
I'm trying to bring back the beauty of our life
I need every minute to get to know you

Why not be happy and love all the love
Somebody who loves you is ready to give you ?

Let's get together and have a conversation
Getting together, conversation

I don't need a consolation
Let's walk together for a while, that's all
Our love is not a violation
There's plenty of time for us

I'm getting tired of all these matters
I'm trying to bring back the beauty of our life
I need every minute to get to know you
Just love this man who needs to love you

Let's get together and have a conversation
Getting together, conversation


No ano seguinte, ele estourou com seu último grande sucesso, "She's My Girl" e ainda teve o privilégio de ver a canção "Gonna Love You More" gravada pelo excepcional guitarrista George Benson.

Desde os anos 80, ele vive na Itália com sua família. E de vez em quando aparece por aqui pra dar uma canja.

3 comentários:

L-A. Pandini disse...

Nossa! Foi até hoje o texto mais completo que li sobre o Morris Albert. E o melhor: sem o ranço que caracteriza quase todas as reportagens sobre ele.

Não sabia que "Conversation" também era do Morris Albert. É uma das músicas que me fazem lembrar da minha infância - acho que tocava em alguma novela, sei lá...

Existem dois times de cantores "malditos". Um é o dos que são incensados pelos intelectuais mas não tiveram sucesso comercial. Os outros "malditos" vendem ou venderam milhões, lotam estádios e ginásios, mas poucas vezes merecem reportagens sem juízos de valor depreciativos.

A esse respeito, vale muito a pena ler o livro "Eu não sou cachorro, não! - música popular cafona e ditadura militar", de Paulo César Araújo. Virou minha cabeça e, melhor ainda, fez eu jogar no lixo muitos preconceitos.

Abraços, amigo! (LAP)

Inez disse...

Feelings foi a trilha sonora com a qual eu entrei na igreja no dia do meu casamento...Muito bom ler aqui notícias do Morris, eu não sabia mais nada dele. Obrigada pelo presente.

Anônimo disse...

O Morris não é apenas Feelings, ele tem outras canções lindissimas como:why, love-me, forever,if we believe,please dont throw my love away e cuore entre outras.Sua voz nem se fala.Quem é realmente sua fã jamais o esquece.
cida fã desde dos 13 anos(1974)