sexta-feira, 5 de maio de 2006

PRENDAM AS ORGANIZADAS!

Este é o post número 200 do meu blog.

Com certeza tinha tudo para ser sobre um assunto ameno, alegre e divertido, como a maioria dos tópicos são.

Mas não será.

Graças à fúria da torcida do Corinthians, que deu ontem à noite mais um espetáculo deprimente após a derrota merecida por 3 x 1 para o River Plate, na Taça Libertadores da América, que deixou o clube paulistano fora das quartas-de-final.

Fracassar nesta competição, aliás, virou rotina para o clube que mais investiu em contratações nos últimos anos. Torrou milhões de dólares com Carlitos Tevez, Mascherano, Carlos Alberto, Roger, Silvio Luiz e experimenta mais uma vez o gosto amargo da derrota.

O torcedor corinthiano prestou vestibular pra sofredor quando lhe foi impingido um tabu de 23 anos sem títulos, quebrado com um gol de Basílio contra a Ponte Preta, no Campeonato Paulista de 77. Desde então, a "Fiel Torcida" cresceu assustadoramente em quantidade. Mas não em 'qualidade'.

Explico: com o passar dos anos, o comportamento das chamadas Torcidas Organizadas se tornou cada vez mais animalesco. Em cada facção, com certeza existe alguém que já foi fichado pela polícia, que já se drogou ou praticou qualquer ato ilícito. Ninguém é santo ali - quer seja na Gaviões, Camisa 12, Coringão Chopp, Pavilhão Nove e demais torcidas.

Que, aliás, foram declaradas extintas pela promotoria pública de São Paulo, proibindo bandeiras e instrumentos - objetos que na hora da porrada viravam armas de defesa e especialmente de ataque.

O povo das Organizadas, que de burro não tem nada, fez de tudo para que elas não sumissem do mapa. Mudaram algumas de nome - a Mancha Verde, por exemplo, chegou a se chamar Mancha Alviverde - e fizeram até escolas de samba. Até o carnaval paulistano começa a ficar tumultuado diante da presença de torcidas de futebol na maior festa popular do país...

Voltando à esta quinta-feira, a torcida do Corinthians confiou que com sua força, o time alvinegro eliminaria o River depois de uma derrota por 3 x 2 semana passada, no Monumental de Nuñez. Começaram bem com um gol do artilheiro Nilmar, mas se desmantelaram com o gol contra de Dyego Coelho e porque o camisa 10 dos portenhos, Marcelo Gallardo, jogou muita bola, fez um gol e deu um passe para o terceiro.

Foi a senha para a balbúrdia. Insatisfeitos com a derrota, o vexame e a eliminação, torcedores invadiram o campo e outros entraram na porrada com a polícia, forçando o alambrado que dá para o portão principal do Estádio do Pacaembu. Foram ao todo dezoito feridos na briga - dez torcedores e oito policiais.

E eles não pararam por aí. Segundo relatos, depredaram diversas composições do metrô de São Paulo, num comportamento bárbaro e absolutamente deplorável.

A torcida do Corinthians criou um clima péssimo e as demais vão pagar a conta: por quatro meses, a Federação Paulista de Futebol está proibindo a presença das torcidas organizadas e de torcedores com camisas das mesmas nos estádios.

E o jogo do alvinegro contra o São Paulo, anteriormente previsto para o mesmo estádio, vai para São José do Rio Preto, no Teixeirão, a mais de 400 km da capital.

Eu acho o seguinte:

um - proibir por quatro meses as organizadas de entrar em estádios é pouco. Elas têm que ser banidas do futebol, sumir do mapa. Não é só em São Paulo não. É em todo o Brasil, Rio de Janeiro inclusive.

dois - o Corinthians tinha que pagar um preço muito caro por conta do vandalismo de sua torcida. Que tal, por exemplo, ser banido pela Conmebol da próxima edição da Libertadores da América, caso o clube se classifique no campo para a competição continental em 2007?

Torcida corinthiana, esse é o meu recado: É PRECISO SABER PERDER.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bazuca!
Bem que você avisou que ia engrossar o calibre no comentário...

Luly disse...

Eu, como uma corinthiana que sabe perder, concordo contigo. Assim não pode ser, isso afasta dos estádios os torcedores que realmente sustentam o futebol, que são os que pagam ingresso e vão lá pra ver o jogo. Esse tipo de espetáculo grotesco não interessa ao verdadeiro torcedor.
Elo.

Anônimo disse...

Um banimento por pelo menos três anos seria o ideal. Não entendo como a sociedade da cidade de São Paulo ainda não se mobilizou contra esses caras. Está na hora de sair nas ruas para pedir que as autoridades sejam menos permissas com a criminalidade.